Análise do preenchimento do checklist de cirurgia segura em um hospital público do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.370Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Lista de Checagem, Centro CirúrgicoResumo
Introdução: A Organização Mundial da Saúde instituiu a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, uma ferramenta composta por itens de segurança que devem ser checados em três momentos da cirurgia. Objetivo: Analisar a completude do preenchimento da LVSC em um hospital público do Distrito Federal. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo, descritivo e com abordagem quantitativa.A amostra contou com 607 checklist utilizados pela instituição do estudo composto por quatro fases.Resultados: Todas as etapas foram preenchidas em 306 procedimentos (50,4%). A entrada foi preenchida integralmente em 600 cirurgias (98,8%), o sign in teve seus itens checados completamente em 408 procedimentos (67,2%), o time out apresentou totalidade de completude em 407 cirurgias (67,5%) e o sign out mostrou-se completo em 543 procedimentos operatórios (89,4%). Quanto a adesão aos itens de cada etapa, na entrada os elementos tiveram adesão de 99,4%, no sign in, a adesão foi de 96,1%, no time out foi de 92,7% e no sign out de 96,1%. Conclusão: Apesar da boa adesão a todos os itens de segurança, a adesão do instrumento mostrou-se insatisfatória. Sugere-se a avaliação constante do procedimento para promover uma cultura institucional voltada para a segurança dos paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juscilene Barbosa Ferreira, Lauane Rocha Itacarambi, Raquel Elisa de Almeida, Dayanny Nogueira Rodrigues Ulhôa, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Aline dos Reis Silva, Ruth Silva Matos, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Aparecida Keilly Nogueira Silva, Luzinete Minguins Pereira Morais, Luciene de Moraes Lacort Natividade, Marisa Assis de Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.