A vivência da humanização por profissionais de enfermagem em centro cirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.375Palavras-chave:
Enfermagem, Centro cirúrgico, Humanização, AcolhimentoResumo
Objetivo: Analisar como a equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico de um hospital público vivencia a humanização no ambiente de trabalho.Método: Trata-se de pesquisa descritiva, transversal, exploratória com abordagem quantitativa, realizada no centro cirúrgico de um hospital público do Distrito Federal. Resultados: A amostra foi composta por cinqüenta e oito (58) profissionais entre Enfermeiros e Técnicos. Prevaleceu o sexo feminino 42 (72,4%), com predomínio de enfermeiros 30 (51,7%) trabalhando na unidade atual há mais de cinco anos 23 (39,7%). Ambiente de trabalho humanizado 39 (67,2%), com acolhimento ao usuário 49 (84,5%). Conclusão: Conclui-se que há carência de humanização voltada aos profissionais de enfermagem, expressou-se a necessidade de um ambiente mais favorável ao cuidado humanizado, facilitando suas atividades não apenas com perfil técnico e científico, mas também com um perfil mais caloroso, próximo do usuário e dos colegas de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rômulo Batista Sá Moraes, Alexandra Isabel de Amorim Lino, Fernanda Pereira de Oliveira , Ebert Mendonça, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Aline Carvalho Boaventura, Roseli Fátima Rosa dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.