O serviço de saúde antirracista: instrumentos de dessilenciamento racial e o ensino-serviço médico libertador

Autores

  • George Luiz Néris Caetano Universidade de Brasília - UnB
  • Daniela Sousa de Oliveira Universidade de Brasília - UnB
  • Priscila Katleen Rodrigues de Oliveira Carvalho
  • Diane Maria Scherer Kuhn Lago
  • Sônia Maria Roseno Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v1i6.4

Palavras-chave:

Antirracismo, Dessilenciamento, Étnico Racial, Formação Médica

Resumo

Este trabalho objetiva a compreensão dos efeitos de ações antirracistas na formação/prática médica, mediante interação com atores e cenários populares assistidos por serviços de saúde em uma zona rural do estado de Minas Gerais. Dada a partilha dos saberes e inclusão do conhecimento popular, busca-se fomentar a reflexão crítica e possibilitar a construção coletiva de mudanças antirracistas no fazer médico. A criação e oferta da matéria optativa denominada “Instrumentos da Medicina Antirracista”, para graduandos em medicina e residentes de clínica médica apresenta-se como resposta às práticas racistas e ao silenciamento étnico racial. Para o resgate epistemológico da oralidade, as abordagens giraram no sentido do campo epistêmico pós-estruturalista e etnográfico, alinhando ações, teorias e práticas antirracistas na formação médica inicial e continuada, abrangendo o campo do ensino-serviço com a narrativa teórico-prática. Os resultados obtidos das intervenções realizadas reforçam a necessidade de ampliação de intervenções curriculares e a readequação da educação-serviço, transformando-a em instrumento contra as desigualdades sociais e favorecendo o desenvolvimento identitário.

Biografia do Autor

George Luiz Néris Caetano, Universidade de Brasília - UnB

Pedagogo pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Especialista em História da África e Educação Popular. Acadêmico de medicina na Universidade de Brasília.

Daniela Sousa de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

Terapeuta Ocupacional na Universidade de Brasília - UnB. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UnB; Residente Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS - com atuação na assistência e na gestão da Atenção Primária à Saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Especialista em Desenvolvimento Humano e Educação Inclusiva - UnB. 

Sônia Maria Roseno, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Pós-doutoranda na Universidade Estadual Paulistana, através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe - Territorial, vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/Unesp). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagoga, com Habilitação em Magistério e Estudos Sociais (História e Geografia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Néris Caetano, G. L., Sousa de Oliveira, D., Rodrigues de Oliveira Carvalho, P. K., Scherer Kuhn Lago, D. M., & Maria Roseno, S. (2020). O serviço de saúde antirracista: instrumentos de dessilenciamento racial e o ensino-serviço médico libertador. Health Residencies Journal, 1(6), 17–44. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i6.4