Abreviação do jejum pré-operatório em cirurgias eletivas: revisão integrativa

Abreviação do jejum pré-operatório

Autores

  • Marcelo Vieira Pio Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Lucivane Julia de Queiroz Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Marcelo Moreira Corgozinho ESCS/ FEPECS

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.420

Palavras-chave:

Jejum, Cuidados Pré-Operatório, Procedimentos Cirúrgicos Eletivos

Resumo

Objetivo: Descrever, a partir da literatura, as recomendações atuais para a abreviação do jejum pré-operatório em cirurgias eletivas. Método: trata-se de uma revisão integrativa que seguiu as etapas adaptadas do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. As bases de dados utilizadas foram a Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, com os Descritores em Ciências da Saúde: “jejum” and “Cuidados pré-operatório “and “procedimentos cirúrgicos eletivos” – período entre 2012 a 2021. Resultados: as informações subsidiaram três categorias temática, a saber: prejuízos do jejum pré-operatório prolongado em cirurgias eletivas, segurança da abreviação do jejum e seus benefícios, e recomendações para a abreviação do jejum pré-operatório. Conclusão: 

Biografia do Autor

Marcelo Vieira Pio, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Enfermeiro do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem em Centro Cirúrgico da ESCS/Fepecs.

Lucivane Julia de Queiroz, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Enfermeira Preceptora do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem em Centro Cirúrgico da ESCS/Fepecs. Especialista em Enfermagem de Centro Cirúrgico e CME pelo Instituto Brasileiro de Extensão Educacional.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Vieira Pio, M. ., de Queiroz, L. J. ., & Moreira Corgozinho, M. (2022). Abreviação do jejum pré-operatório em cirurgias eletivas: revisão integrativa: Abreviação do jejum pré-operatório. Health Residencies Journal - HRJ, 3(14), 923–940. https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.420