Uso de novas tecnologias em educação em saúde durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i29.628Palavras-chave:
Educação à Distância, Educação Continuada e Educação em SaúdeResumo
Introdução: Os residentes foram inseridos no cenário da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (GEVITHA) para realizar o monitoramento dos casos internados suspeitos e confirmados para COVID-19 além de óbitos suspeitos e confirmados. Cabe à essa gerência, analisar, acompanhar e avaliar o comportamento epidemiológico de doenças sob a vigilância, bem como o impacto das medidas de controle adotadas; acompanhamento do serviço das salas de vacina, capacitação dos profissionais responsáveis pela vacinação. Além disso, essa foi definida como a área técnica responsável pela vigilância e monitoramento dos casos e dos óbitos por COVID-19 no Distrito Federal. Assim, durante a vivência dos residentes nesse cenário para o monitoramento da COVID-19, observou-se a necessidade de adaptações nos treinamentos para salas de vacina que eram rotina do setor antes da pandemia. Objetivo: Desse modo, o objetivo do trabalho foi pesquisar e aplicar novos métodos de educação continuada que pudessem ser utilizados durante o período de isolamento social. Método: Assim sendo, foi utilizada a ferramenta do Arco de Maguerez, utilizando as etapas de Observação da realidade, Pontos-Chaves, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. Resultados: Foram produzidos 14 vídeos animados sendo eles sobre protocolo de profilaxia da raiva humana, sarampo, profilaxia de tétano acidental, vigilância da paralisia flácida aguda, calendário vacinal de 2020, treinamento para o uso do sistema SI-PNI, treinamento para a inserção de notificação de casos de COVID-19 no E-SUS e no SIVEP - GRIPE. Os vídeos foram salvos no formato mp4 para a rápida divulgação para as regiões de saúde e salas de vacina através do aplicativo WhatsApp e também foram postados no site da Secretaria de Saúde do DF. Além disso, também foram incluídos no canal no YouTube do projeto EpiFepecs, projeto do próprio programa de Residência Multiprofissional de Gestão em Políticas Públicas para a Saúde. Conclusão: Desse modo, através da ferramenta do Arco de Maguerez utilizada nesse projeto de intervenção, foi possível mudar a realidade e adaptar a rotina do setor para as novas necessidades.
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