O Absenteísmo no Âmbito da Atenção Secundária da Região de Saúde Centro-Sul: Estratégias de Monitoramento, Comunicação Qualificada e Gestão de Agendas
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i29.654Palavras-chave:
Absenteísmo, Atenção Ambulatorial especializada, Monitoramento, Comunicação Qualificada, Gestão em saúdeResumo
Introdução: A Atenção Ambulatorial Secundária (AASE) incorpora ações e serviços especializados de densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária. Esse nível de atenção contém serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico, além de atuar como referência assistencial e consultora para a Atenção Primária à Saúde (DISTRITO FEDERAL, 2018). Com a portaria no 773, de 19 de Julho de 2018, a estrutura da AASE no Distrito Federal passou a abranger: uma diretoria (DIRASE) por região de saúde, vinculada a superintendência, comportando a Gerência de Planejamento, Monitoramento e Avaliação com dois núcleos; e as Gerências de Serviços de Atenção Secundária (GSAS), quantificadas conforme os serviços ambulatoriais existentes em cada região. Dentre as principais atribuições das GSAS está a responsabilidade da emissão de relatório mensal com taxa de absenteísmo e avaliação da adequação dos encaminhamentos provenientes da APS, baseados nos fluxos e protocolos vigentes. Objetivos: O objetivo geral consistiu na implementação de um processo de trabalho integrado com vistas a minimizar a taxa de absenteísmo na Policlínica do Guará, serviço vinculado à DIRASE da Região de Saúde Centro-Sul e gerenciado pela GSAS 2. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação da metodologia da problematização, a partir do Arco de Charles Maguerez, em cenário de prática do Programa de Residência em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde da ESCS/SES/DF. Para a construção do presente projeto foram incluídas as cinco etapas do Arco: observação da realidade; pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Resultados: A realidade observada durante o cenário de prática da Profissional de Saúde Residente na GSAS 2 baseou-se no desafio de monitorar e avaliar a qualidade do acesso aos serviços, tendo em vista a fragilidade dos instrumentos que dimensionam o seu absenteísmo. Para solucionar tais fragilidades foi proposta a implementação de planilha integrada entre os setores; ordenação da força de trabalho e escalas profissionais; repactuações de fluxo de remarcação de consultas; e monitoramento dos dados de absenteísmo produzidos. A partir do uso da ferramenta Google DataStudio foi construído o painel que contemplou: o dimensionamento da força de trabalho, afastamentos profissionais, escalas e taxa de absenteísmo para cada especialidade. Com as visitas à chefia do Núcleo de Matrícula, Marcação de Consultas e Prontuário de Pacientes (NMCP) objetivou-se pactuar um processo de trabalho integrado entre os setores. Contudo, foi necessário readequar a implementação da planilha conjunta para a pactuação de envio mensal dos dados produzidos pelo núcleo à GSAS 2. Conclusão: Em conformidade com Da Costa, Duarte e Vaghetti (2018), um fator determinante para o excesso de faltas às consultas é o longo tempo de espera ou retorno para uma nova consulta. Para tanto, foi necessário introduzir ferramentas de monitoramento que oportunizassem a correção prévia dos problemas identificados, e que após a implementação produzissem efeitos para diminuir o índice de absenteísmo, em especial, no recorte de realidade a qual se destina o presente projeto.
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