Risco Nutricional em Pacientes com Câncer no Trato Gastrointestinal atendidos em um Hospital Universitário
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i29.657Palavras-chave:
Avaliação Nutricional, Câncer do Trato Gastrointestinal, DesnutriçãoResumo
Introdução: O câncer é considerado um problema de saúde pública mundial. Objetivo: Avaliar o risco nutricional em pacientes com câncer do trato gastrointestinal (TGI) atendidos em um Hospital Universitário. Método: Estudo observacional, longitudinal, prospectivo, analítico-descritivo, envolvendo pacientes com diagnóstico confirmado de câncer do TGI, de ambos os sexos, candidatos a cirurgias oncológicas do TGI, atendidos em um Hospital Universitário em Belém-Pa, no período de março de 2020 a outubro de 2021. Utilizou-se para a coleta a triagem nutricional Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Próprio Paciente (ASGPPP), que foi aplicada em até 72 horas da admissão do paciente. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o parecer 4.540.906. Para a tabulação de dados, utilizou-se o Microsoft Excel® versão 2016. Resultados: 82 pacientes sendo a maioria, 51,2% (n=42) do sexo masculino. Nessa população, 59,8% (n=49) tinham a doença localizada no estômago, 31,8% (n=26) no cólon e reto, 6% (n=5) no esôfago e 2,4% (n=2) no pâncreas. A maioria, 75,6% (n=62) cursou com algum grau de desnutrição. Conclusão: Assegurar o estado nutricional adequado por meio da avaliação nutricional precoce, é fundamental a fim de reduzir a prevalência de desnutrição e melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Raquel Marigliani Nunes, Adriene Carvalho da Conceição, Milca da Silva Alencar Mendonça, Lilian Pereira da Silva Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.