Contribuições das áreas: Farmácia, Fisioterapia e Psicologia aos pacientes internados em UTIs por COVID-19

Autores

  • Mariana Dantas ESCS
  • Mariane Marques Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Milena Calado
  • Jocyane Esmeraldo
  • Renata Fortes

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v1i5.81

Palavras-chave:

Coronavírus; Infecções por Coronavírus; Unidades de Terapia Intensiva; Equipe de Assistência ao Paciente.

Resumo

INTRODUÇÃO: Com a propagação da COVID-19, os hospitais precisaram se adequar ao alto número de internações em um curto período, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Para ofertar um melhor atendimento, a equipe multiprofissional precisa identificar as principais demandas dos pacientes. OBJETIVO: Analisar as contribuições da farmácia, fisioterapia e psicologia voltadas para pacientes com COVID-19 nas UTIs de hospitais. MÉTODO: Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados PubMed, EBSCO, LILACS e SciELO, no período de março a abril de 2020, nos idiomas de Português e Inglês. RESULTADOS: Na Farmácia, observou-se a complexidade da farmacoterapia existente para a COVID-19, demonstrando fragilidade e maior necessidade de monitoramento clínico do paciente para verificação da efetividade do tratamento proposto. Já, na Fisioterapia são apresentados protocolos de ventilação para paciente com COVID-19 e a mobilização precoce para diminuir os efeitos deletérios da internação. Por sua vez, na Psicologia o contexto de internação em UTIs em decorrência da COVID-19 pode gerar alterações emocionais relevantes nos pacientes. CONCLUSÕES: Com o conhecimento adequado e trabalho voltado aos pacientes internados em UTIs por COVID-19 foi possível verificar contribuições relevantes das áreas da Farmácia, Fisioterapia e Psicologia que visassem qualidade de vida e bem-estar o paciente.

Biografia do Autor

Mariana Dantas, ESCS

Psicóloga e Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS.

Mariane Marques, Escola Superior de Ciências da Saúde

Farmacêutica e Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS.

Milena Calado

Fisioterapeuta e Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS.

Jocyane Esmeraldo

Assistente Social e Tutora do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS.

Renata Fortes

Nutricionista, Doutora e Mestra em Nutrição Humana, Coordenadora do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Dantas, M., Marques, M. ., Calado, M. ., Esmeraldo, J., & Fortes, R. (2020). Contribuições das áreas: Farmácia, Fisioterapia e Psicologia aos pacientes internados em UTIs por COVID-19. Health Residencies Journal, 1(5), 75–91. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i5.81