Percepção de usuários de pronto-socorro de pediatria de um hospital regional acerca dos serviços em pediatria durante anos de 2022-2023
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v5i24.961Palavras-chave:
Qualitativa, Subjetividade, Percepção, Pandemia, SUSResumo
Este estudo aborda a percepção dos usuários sobre os serviços de saúde durante a pandemia de covid-19 em um hospital secundário do Distrito Federal, de forma a entender seus usuários, para que assim consiga garantir princípios do SUS. O estudo procurou entender como a pandemia e a reorganização do sistema de saúde impactou a vida dos usuários. O estudo utilizou a metodologia construtivo-interpretativa para desenvolver entrevistas e realizar suas análises. Os resultados revelaram duas principais zonas de sentido. Os participantes expressaram desconforto, desconhecimento e angústia em relação à saúde dos acompanhados, destacando desequilíbrio nos aspectos biopsicossociais e espirituais, associados à falta de informações elucidativas sobre saúde, em conjunto com sensação de abandono por parte do sistema de saúde. A segunda zona de sentido mostrou que os participantes apenas identificaram mudanças nos serviços de saúde ao buscar atendimento, o que revela perda do contato SUS-usuário. As mudanças foram vistas como benéficas por alguns, proporcionando segurança e cuidado. Porém, a falta de comunicação eficaz levou à falta de orientação. A escassez de pessoal médico também foi mencionada como um desafio. O estudo destaca a importância da comunicação entre os serviços de saúde e os usuários para garantir o acesso adequado aos cuidados de saúde. Também enfatiza a complexidade do Sistema
Único de Saúde (SUS) e a necessidade de compreender as experiências individuais e subjetivas dos pacientes para melhorar a qualidade dos serviços de saúde e a qualidade de vida da população.
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