Fisioterapia na Residência Multiprofissional em Saúde da Família: tecendo sobre a resolubilidade e a integralidade do cuidado em um grupo de coluna da APS

Autores

  • Silvana Pereira Dantas Evangelista de Souza , Escola Superior de Ciências da Saúde- ESCS/FEPECS
  • Daniela Sousa de Oliveira
  • Larissa de Lima Borges

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.98

Palavras-chave:

atenção primária de saúde, integralidade em saúde, fisioterapia.

Resumo

 As dores de coluna são condições de elevada prevalência no Brasil. A Portaria nº 2.436, aprova a Política Nacional de Atenção Básica e traz o fisioterapeuta como profissional integrante da atenção básica. A integralidade e a resolubilidade na atenção primária de saúde (APS) são atributos que devem operar em ações e serviços ofertados. Realizaram-se grupos com o objetivo de reduzir a intensidade da dor e melhorar a capacidade funcional. O Grupo “Coluna sem Dor” ofereceu estratégias de cuidado nos equipamentos e adaptação para a prática diária no domicílio dos participantes. O qual possibilitou melhoramento da dor em 30% dos usuários sendo que 35% apresentaram dor leve e houve melhora da capacidade funcional. Houve redução da demanda reprimida para atendimento de consulta individualizada com ortopedista, dos casos sensíveis a APS, possibilitando acesso aos casos que poderiam evoluir. A construção do grupo oportunizou maior envolvimento dos participantes com cuidados de saúde.

Biografia do Autor

Silvana Pereira Dantas Evangelista de Souza, , Escola Superior de Ciências da Saúde- ESCS/FEPECS

 Fisioterapeuta Especialista em Saúde Coletiva, Pós-Graduação em Fisioterapia DermatoFuncional, Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Infantojuvenil, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Daniela Sousa de Oliveira

Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Coletiva, Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva- UNB.

Larissa de Lima Borges

Fisioterapeuta Mestre em Ciências e Tecnologias da Saúde (UnB), Nasf-AB de Sobradinho2/Fercal, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília/DF.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

Pereira Dantas Evangelista de Souza, S. ., Sousa de Oliveira, D., & de Lima Borges, L. . (2021). Fisioterapia na Residência Multiprofissional em Saúde da Família: tecendo sobre a resolubilidade e a integralidade do cuidado em um grupo de coluna da APS. Health Residencies Journal, 2(9), 78–95. https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.98

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres