Análise da antibioticoprofilaxia em procedimentos cirúrgicos eletivos
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.342Palavras-chave:
Antibioticoprofilaxia, Infecção da Ferida Cirúrgica, Enfermagem PerioperatóriaResumo
Introdução: A antibioticoprofilaxia em ambiente cirúrgico visa reduzir as infecções de sítio cirúrgico (ISC), sendo um fator adjuvante na prevenção. Objetivou-se analisar o uso de antibioticoprofilaxia em procedimentos cirúrgicos eletivos em um hospital público do Distrito Federal (DF).Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, retrospectiva com abordagem quantitativa realizada em prontuários de procedimentos cirúrgicos eletivos em um hospital público do DF. O tamanho amostral foi estimado por meio de fórmula através de 320 prontuários. Resultados: Prevaleceram procedimentos cirúrgicos realizados pela cirurgia geral 43,8%. Quanto ao potencial de contaminação da incisão cirúrgica a prevalência de 53,8% cirurgias potencialmente contaminadas. Houve a utilização de antibioticoprofilático em 98,4% dos procedimentos, sendo a cefazolina 50,6% antibiótico de escolha. A média de internação foi 2,91 dias com desvio de 3,65. Verificou-se que 1,6% dos participantes apresentaram ISC. Conclusão: conclui-se que 1,6% da amostra apresentaram ISC, assim a utilização de antibioticoprofilaxia foi considerada adequada por conta do percentual de procedimentos que a utilizaram 98,4% que se enquadravam em procedimentos potencialmente contaminados, sendo indispensável o uso de antimicrobiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dryelle Cristina da Costa Feitoza, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Sônia Maria Alves Gomes, Ruth Silva Matos, Alexandra Isabel de Amorim Lino, Raniele Barros de Oliveira, Lauane Rocha Itacarambi, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Samir Miranda Bitencourt, Suely Moreira Do Nascimento Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.