Perfil de mulheres submetidas à curetagem uterina em uma unidade de médio porte do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.377Palavras-chave:
Aborto, Curetagem, Perfil de saúdeResumo
Introdução: O abortamento representa um grave problema de saúde pública, com maior incidência em países em desenvolvimento representando uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil. Portanto, objetiva-se verificar o perfil de mulheres submetidas à curetagem uterina em um hospital de médio porte no Distrito Federal, Brasil. Método: Trata-se de pesquisa de análise documental retrospectiva, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizada em um hospital público do Distrito Federal. Resultados: A curetagem apresentou taxa de 54,03% e a AMIU taxa de 45,97%; a frequência de procedimentos nos 12 meses analisados foi de 5,74% a 11,04%, em relação à amostra de 435 pacientes; a faixa etária com maior número de procedimentos foi de 25-34 anos, com 40,70%, ficando as outras duas faixas (15-24 anos e 35-45 anos) com 29,65%. Conclusão: O perfil encontrado não difere substancialmente daquele apresentado na literatura, relativo ao Brasil, incluindo o fato de que cabe às maternidades do Distrito Federal atenderem pacientes dos estados próximos, como ocorre em outras regiões do país, o que acarreta sobrecarga.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roseane do Vale Garcia, Lauane Rocha Itacarambi, Dayanny Nogueira Rodrigues Ulhôa, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Ruth Silva Matos, Aline dos Reis Silva, Linéia de Souza Lima Dias, Raquel Barcellos Marques Schiffer, Iracema Virginia Noleto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.