Método Bundle na redução de infecção do sítio cirúrgico: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.312Palavras-chave:
Pacotes de Assistência ao Paciente, Infecção da Ferida Cirúrgica, Prática Clínica Baseada em EvidênciasResumo
Objetivo: conduzir uma revisão sistemática para examinar a evidência científica disponível sobre o efeito do método bundle como ferramenta na redução de infecção do sítio cirúrgico dos pacientes em pós operatório. Método: A busca foi realizada na LILACS, PubMed, Cochrane Library e Scopus. A pergunta de pesquisa foi desenvolvida com uso da estratégia PICOS e a qualidade da evidência foi avaliada pelo sistema Grading of Recommendation, Assessment, Development, and Evaluation (GRADE). Resultados: Das 261 publicações encontradas, dez foram analisadas. Observou-se a prevalência de bundles com 4 a 5 itens de intervenção, sendo que as intervenções com maior frequência foram a antibioticoprofilaxia (50%) e o banho pré-operatório (50%). Conclusão: Com base nas evidências disponíveis, o uso do método bundle na prevenção de infecção do sítio cirúrgico pode reduzir o número de infecções, embora a qualidade de evidência para o desfecho seja baixa. É necessário enfatizar que a qualidade da literatura sobre o assunto não se mostra forte, com pouquíssimos estudos randomizados e cegos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iara Gévila Lima da Silva, Keila Monteiro de Araújo, Renata Mendes Borges, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, João Paulo de Oliveira Castro, Mário Henrique Bernardo de Oliveira, Rodrigo Ferreira Silva, Marisa Assis de Mendonça, Raquel Elisa de Almeida, Jardel Franco e Silva Anchieta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.