Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre síndrome metabólica em pacientes cirúrgicos
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.373Palavras-chave:
Enfermagem Perioperatória, Síndrome Metabólica, Centro Cirúrgico Hospitalar, Serviços de SaúdeResumo
Objetivo: verificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a Síndrome Metabólica em pacientes cirúrgicos e compreender a relevância na abordagem de sua atuação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no centro cirúrgico, clínica cirúrgica e traumatologia da ortopedia de um hospital público do Distrito Federal. Participaram 27 profissionais de saúde, no mês de novembro de 2018. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado sobre Síndrome Metabólica. Resultados: Participaram do estudo 27 profissionais de saúde, no que diz respeito às características sociais e demográficas, a maioria dos profissionais era do sexo feminino 22 (81,5%) e 5 (18,5%) Masculinos. Quanto à representatividade da atuação profissional, 12 (44,4%) eram enfermeiros, 9 (33,3%) técnicos de enfermagem e 6 (22,2%) auxiliar de enfermagem. Conclusão: Foi possível alcançar o objetivo e analisar o conhecimento dos profissionais sobre a Síndrome Metabólica em pacientes cirúrgicos, o estudo evidenciou que parte dos profissionais não possuía nenhum conhecimento no que diz respeito ao tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simone Maria Miranda Alves, Ruth Silva Matos, Lauane Rocha Itacarambi, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Jardel Franco e Silva Anchieta, João Paulo de Oliveira Castro, Kathiane Magalhães Mendes, Leila Maria de Sousa, Maritônia Fernandes Guimarães, Osmar Pereira dos Santos, Rodineide Serafim Gregis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.