Desafios da formação em saúde: perspectivas político-pedagógicas dos programas de residência multiprofissional em saúde em atenção oncológica do adulto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v6i31.1117

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Educação Continuada, Oncologia

Resumo

Objetivo: analisar as características fundamentais e as diretrizes político-pedagógicas dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMSs) com ênfase na atenção oncológica em adultos. Método: foi adotada uma abordagem exploratório-descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental. Resultados: observa-se que a implantação dos PRMSs, orientada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), enfrenta desafios decorrentes de determinações sociais e macropolíticas, que impactam diretamente os processos político-pedagógicos. A interação entre ensino e serviço revela-se complexa, favorecendo a manutenção do modelo biomédico e a subordinação interesses mercantis, em detrimento dos direitos dos profissionais de saúde e dos usuários do SUS. Conclusões: apesar de os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) explicitarem a adesão aos princípios do SUS, persistem lacunas operacionais e técnicas que dificultam a efetiva orientação dos processos formativos de acordo com esses propósitos.

Biografia do Autor

Andreia Oliveira

Social Worker, Master in Public Health, PhD in Social Work. Associate Professor at the Department of Social Service and the Postgraduate Program in Social Policy at the University of Brasília (UnB). Study and Research Group on Health, Society and Social Policy – ​​GEPSaúde.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-30

Como Citar

Rodrigues, S., Oliveira, A., & dos Santos, L. M. (2025). Desafios da formação em saúde: perspectivas político-pedagógicas dos programas de residência multiprofissional em saúde em atenção oncológica do adulto. Health Residencies Journal, 6(31). https://doi.org/10.51723/hrj.v6i31.1117