Desafios da formação em saúde: perspectivas político-pedagógicas dos programas de residência multiprofissional em saúde em atenção oncológica do adulto
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i31.1117Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Educação Continuada, OncologiaResumo
Objetivo: analisar as características fundamentais e as diretrizes político-pedagógicas dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMSs) com ênfase na atenção oncológica em adultos. Método: foi adotada uma abordagem exploratório-descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental. Resultados: observa-se que a implantação dos PRMSs, orientada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), enfrenta desafios decorrentes de determinações sociais e macropolíticas, que impactam diretamente os processos político-pedagógicos. A interação entre ensino e serviço revela-se complexa, favorecendo a manutenção do modelo biomédico e a subordinação interesses mercantis, em detrimento dos direitos dos profissionais de saúde e dos usuários do SUS. Conclusões: apesar de os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) explicitarem a adesão aos princípios do SUS, persistem lacunas operacionais e técnicas que dificultam a efetiva orientação dos processos formativos de acordo com esses propósitos.
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