Uso das metodologias ativas em programa de Residência em Saúde no contexto da pandemia por COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.204Palavras-chave:
Internato e Residência, Aprendizagem e Educação.Resumo
Introdução: O processo do ensino-aprendizagem tem passado por diversas modificações ao longo do tempo. O estudo sobre as Metodologias Ativas, consideradas ferramentas utilizadas como proposta alternativa ao contexto apenas transmissor no ensino-aprendizagem, tem sido realizada ao longo dos anos e encontra respaldo na ideia de contribuir para a discussão acadêmica de recursos didáticos usados. Em meio à pandemia da COVID 19 juntamente com o ensino online, o uso dessas ferramentas passou a ser mais intensificado. Objetivo: O presente trabalho objetivou caracterizar a percepção de residentes sobre o uso de metodologias ativas utilizadas em uma disciplina do Programa de Residência em Odontologia/ Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife – PE realizada no formato online devido ao contexto da pandemia. Método: Foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de dados de origem qualitativa a partir do método de análise de conteúdo mediante o software Iramuteq. Conclusões: A percepção dos residentes com relação às metodologias ativas destacou a ferramenta como sendo muito mais interessante que o modelo tradicional na visão desses profissionais que também evidenciaram pontos como autonomia na participação das atividades, o espaço dialógico, os benefícios e desafios de trabalhar em equipe, além de ressaltar a discussão sobre a necessidade de preparação prévia e formação tanto por parte dos alunos quanto de facilitadores para o desenvolvimento das atividades.
Palavras-chave: Internato e Residência, Aprendizagem e Educação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jéssica Maria de Andrade Ventura, Alcieros Martins da Paz, Mirela Dantas Ricarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.