Perfil epidemiológico de pacientes diagnosticados com Guillain-Barré e internados nos hospitais públicos do Distrito Federal (DF)

Autores

  • Daniel Ramos Rodrigues Figueirêdo Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Zineide Rocha Martins da Cunha
  • Janaína Bauab Assis
  • Ana Paola Gomes Gadelha ESCs

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v2i12.213

Palavras-chave:

síndrome de Guillain Barré, polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda, reabilitação

Resumo

Introdução: A síndrome de Guillain Barré, uma polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda, resulta frequentemente em comprometimentos graves de muitas estruturas e funções corporais, com consequentes limitações de atividades. Esse estudo se propôs a observar o perfil epidemiológico de pacientes internados e diagnosticados com a síndrome nos hospitais públicos do DF, a fim de cooperar para a melhor tomada de decisão clínica e com políticas públicas a favor da melhor conduta para esses pacientes. Métodos: Os dados foram coletados da plataforma pública “Sala de Situação” em pesquisa realizada no dia 20/02/2020 com CID G61.1 (síndrome de Guillain-Barré) na aba atenção hospitalar / AIH do ano de 2009 até 2019. Resultados: Foram encontrados 377 casos de internação; os três anos com maiores frequência de forma descendente foram 2018, 2009 e 2016, respectivamente; as maiores frequências acumuladas foram em março e agosto; o pico de faixa etária se encontrou entre os 30-44 anos; e a população masculina possuiu maior frequência de internações pela síndrome. Conclusões: Segundo o estudo, podemos traçar, através de dados secundários, um perfil epidemiológico de internação para pacientes internados com a síndrome de Guillain-Barré condizente com a literatura consolidada.

Palavras-chave: Síndrome de Guillain-Barré, polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda, hospitais públicos

Biografia do Autor

Zineide Rocha Martins da Cunha

R3 da Residência de Medicina Física e Reabilitação da ESCS DF

Janaína Bauab Assis

R3 da Residência de Medicina Física e Reabilitação da ESCS DF

Ana Paola Gomes Gadelha, ESCs

Supervisora da residência médica de Medicina Física e Reabilitação da ESCS DF

Downloads

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Ramos Rodrigues Figueirêdo, D. ., Rocha Martins da Cunha, Z. ., Bauab Assis, J. ., & Gomes Gadelha, A. P. (2021). Perfil epidemiológico de pacientes diagnosticados com Guillain-Barré e internados nos hospitais públicos do Distrito Federal (DF). Health Residencies Journal, 2(12), 188–195. https://doi.org/10.51723/hrj.v2i12.213