Protocolo para Intubação Orotraqueal (IOT) segura na pandemia da COVID-19, no cenário do Sistema Único de Saúde

Autores

  • Vitória Soares Pinho Cavalcante Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde
  • Luz Marina Alfonso Dutra Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v1i2.23

Resumo

Introdução: Os procedimentos realizados durante a abordagem inicial das vias aéreas podem gerar aerossóis que aumentam o risco de transmissão. Dessa forma, os profissionais de saúde que tratam pacientes com COVID-19 têm maior risco de contrair a doença e portanto, algumas medidas de precaução devem ser tomadas. Objetivo: Compartilhar recomendações atualizadas relacionadas à autoproteção da equipe multidisciplinar ao intubar suspeitas ou pacientes com COVID-19.Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. O percurso metodológico envolveu três etapas: 1- criação do fluxograma; 2- oferta das sessões educativas; 3- Avaliação da satisfação pelo público. Este estudo foi realizado na unidade de queimados de um hospital de referência da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Resultados: Foi realizado um treinamento em que foram discutidas as informações contidas neste fluxograma e em outros protocolos construídos pela equipe. Conclusão: O uso do fluxograma para a intubação orotraqueal na Unidade de Queimados teve uma boa aplicabilidade, qualificando a prática clínica sobre as medidas preventivas e terapêuticas seguras para o paciente e equipe.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação em Saúde; Protocolo Clínico; Indução e Intubação de Sequência Rápida; Intubação; Coronavírus.

 

Biografia do Autor

Luz Marina Alfonso Dutra, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde

Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade da República Oriental do Uruguai (1994) e Doutorado em ciências da saúde (2019). Atualmente é enfermeira no programa de diabetes do Hospital Regional da Asa Norte. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropatias diabéticas, doença arterial periférica, diabetes mellitus, cuidados de enfermagem e atenção secundária à saúde. 

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Soares Pinho Cavalcante, V., & Marina Alfonso Dutra, L. . (2020). Protocolo para Intubação Orotraqueal (IOT) segura na pandemia da COVID-19, no cenário do Sistema Único de Saúde. Health Residencies Journal, 1(2), 62–70. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i2.23

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres