Glomerulonefrite lúpica proliferativa/esclerosante focal e membranosa – Nefrite lúpica: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.268Palavras-chave:
Lúpus Eritematoso Sistêmico. Glomerunefrite Lúpica Proliferativa. Tratamento.Resumo
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença de origem autoimune, causando inflamação crônica e multissistêmica. De etiologia desconhecida, o surgimento da doença pode ocorrer por fatores genéticos e/ou ambientais. A glomerulonefrite (GN) é habitualmente a principal causa do uso de grandes doses de corticosteroides (CE) e imunossupressores, sendo esta a condição que mais requer internação hospitalar e o principal fator relacionado ao aumento da mortalidade. Descrição do Caso: Paciente com achados morfológicos compatíveis com Glomerulonefrite Lúpica Proliferativa/Esclerosante Focal & Membranosa – Classes III (A/C) + V, com aspecto “Full House”. Conclusão: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é um transtorno autoimune multissistêmico com um amplo espectro de apresentações clínicas. A Glomerulonefrite lúpica possui classes de desenvolvimento, divididas de I a V que seguem o aspecto da lesão renal. O tratamento engloba corticoterapia e imunossupressão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Celina Riva Rodrigues, Renato de Carvalho Barros, João Pedro Ribeiro Alves, Luiz Eduardo Rangel de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.