Competências, Habilidades e Atitudes na Enfermagem Perioperatória: construindo e efetivando excelência para o SUS

Autores

  • Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.398

Palavras-chave:

Enfermagem, Perioperatório, Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anest´ésica, Central de Material e Esterilização

Resumo

A construção do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem em Centro Cirúrgico da ESCS/FEPECS/SES/DF foi um caminho árduo, repleto de obstinação e paixão pelo ensino, amor e respeito profundo pelos pacientes. Certamente não foi uma caminhada fácil, contudo, não desistir do que acreditamos foi vital para chegarmos até aqui.

Dessa forma, entendemos que, um saber-saber (competências) saber-fazer (habilidades) e um saber-ser (atitudes) requer dos profissionais da área uma postura proativa constante, na busca por um nível de excelência, em face das inúmeras tecnologias disponíveis, bem como das evidências científicas em todos os campos de saber, tanto de equipamentos, mobiliários, insumos e tantos outros recursos já disponíveis, juntamente com as dificuldades que trazem crescimento, e onde o conhecimento vai se desenvolvendo a partir da experiência e de seu diálogo com a teoria.

Assim sendo, este número especial da Health Residencies Journal é dedicado à Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Central de Material e Esterilização, fruto da reflexão na área de enfermagem perioperatória, onde são inseparáveis os processos que envolvem a assistência à saúde em sua integralidade, sistematizada em rede, fundamentada nos princípios e diretrizes do SUS, bem como nos princípios de segurança do paciente, promovendo uma assistência qualificada nos serviços cirúrgicos do Distrito Federal.

E, finalmente, citando uma grande e exemplar figura da saúde:

“O que de mais perigoso que pode acontecer a um indivíduo, uma sociedade ou uma instituição que dela faz parte é a vitória. Aceitá-la como definitiva é condenar-se a perdê-la. Mesmo na adversidade a construção é possível. Basta ideal, crença e força para vencer a injustiça e a mediocridade. Quando no dia-a-dia se luta por um ideal, pode-se transformar utopia em realidade.”

Aloysio Campos da Paz Júnior

Fundador da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Ramos de Andrade Antunes Gomes, J. (2022). Competências, Habilidades e Atitudes na Enfermagem Perioperatória: construindo e efetivando excelência para o SUS. Health Residencies Journal, 3(14), 1. https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.398