Análise da Associação Brasileira de Educação Médica sobre os desafios da Residência Médica na pandemia da COVID-19

Autores

  • Denise Herdy Afonso
  • Eduardo Arquimino Postal
  • Sandro Schreiber de Oliveira
  • Douglas Vinicius Reis Pereira
  • Suely Grosseman
  • Nildo Alves Batista
  • Hermila Tavares Vilar Guedes

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v1i3.41

Palavras-chave:

Medical Residency, Challenges, COVID-19 Pandemic

Resumo

Para nortear nossas considerações iniciamos pelos pressupostos que norteiam a Residência Médica desde seu reconhecimento:

 

  • É uma formação de pós-graduação;
  • É o padrão ouro das especialidades médicas;
  • Caracteriza-se como um processo de ensino-aprendizagem em serviço;
  • Exige a definição prévia de competências profissionais a serem alcançadas;
  • O aprendizado deve ser supervisionado e regularmente avaliado pelo Preceptor;
  • A remuneração, na modalidade bolsa de estudos, é essencial para sua existência;
  • Todas as normativas que a regulam são de responsabilidade do Ministério da Educação.

 

Seguimos com algumas considerações relacionadas ao momento da pandemia da COVID19:

 

  • Trata-se de uma crise mundial, de origem sanitária, com repercussões complexas em todos os segmentos da sociedade;
  • Devido a sua magnitude, a situação mundial globalizada e o contexto contemporâneo, não há referência no passado tardio que possa nos orientar;
  • O processo de aprendizado durante os acontecimentos relacionados a pandemia é acelerado, intermitente, volátil e imprevisível;
  • A complexidade de seus impactos e das respostas necessárias ao enfrentamento sinalizam para relações inéditas entre os segmentos da sociedade e as instâncias gestoras.

Cabe destacar ainda o contexto no qual nosso País, e em especial a Residência Médica e seus cenários de atuação, se encontravam no momento de explosão da pandemia:

 

  • Consolidação progressiva da compreensão do caráter educacional da Residência Médica no âmbito da Comissão Nacional de Residência Médica;
  • Investimento de recursos humanos e técnicos na (re)definição de competências profissionais específicas para o alcance das metas de formação dos especialistas;
  • Capilarização incipiente desta compreensão pedagógica e de seus frutos – a construção das matrizes de competência – entre as Comissões de Residência Médica (COREMEs), instâncias de coordenação dos programas;
  • Indefinição de processo de avaliação educacional relacionado à formação com ênfase nas competências;
  • Progressiva integração entre políticas públicas de responsabilidade interministerial, especialmente Ministério da Educação e Ministério da Saúde, visando a qualificação da Residência;
  • Persistência de “vazios de especialistas” em regiões do país com respectivo incentivo financeiro do Ministério da Saúde para ampliação de vagas em locais e especialidades específicas – ações do Pro Residência;
  • Investimento interministerial no desenvolvimento de competências técnicas, pedagógicas e de gestão de preceptores e supervisores;
  • Defasagem significativa no valor da bolsa de estudos da Residência Médica;

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Publicado

2020-05-16

Como Citar

Afonso, D. H., Postal, E. A., de Oliveira, S. S., Pereira, D. V. R., Grosseman, S., Batista, N. A., & Guedes, H. T. V. (2020). Análise da Associação Brasileira de Educação Médica sobre os desafios da Residência Médica na pandemia da COVID-19. Health Residencies Journal, 1(3), 6–15. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i3.41