Teleatendimento psicológico na pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i31.476Palavras-chave:
Teleatendimento Psicológico; Saúde Mental; COVID-19; Psicologia on-lineResumo
O teleatendimento em saúde é um atendimento do usuário à distância, por meio de tecnologia de informação de forma remota, online, por videoconferência ou telefonia, de suporte social e psicológico e do acompanhamento em saúde. Com a pandemia de covid-19, foi considerado alternativa para o atendimento em saúde, garantindo o distanciamento social instituído pelas autoridades sanitárias. O estudo teve como objetivo identificar os diversos teleatendimentos psicológicos que surgiram em decorrência da pandemia. Para tanto, como metodologia, realizou-se uma revisão integrativa, constituída na seleção de artigos sobre o tema disponibilizados em uma plataforma e suas bases de dados. Os resultados demonstraram que houve uma adesão significativa do teleatendimento psicológico com êxito em diversas áreas, como o atendimento psicoterápico individual e grupal e o apoio psicológico aos profissionais da saúde. Concluiu-se que o teleatendimento psicológico deve manter-se como mais uma forma de atendimento após a pandemia.
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