Editorial
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i17.548Palavras-chave:
sistematização, manual, catálogo, saúdeResumo
A comunicação técnica é uma disciplina que surgiu através do desenvolvimento da tecnologia e da necessidade de divulgação de sua terminologia, recursos e possibilidades de aplicação. A tecnologia é mais do que o desenvolvimento de produtos, equipamentos e sistemas, envolvendo também processos para tornar acessível o seu uso correto. Cabe aos comunicadores técnicos facilitar a transferência de informações, desenvolvendo habilidades e conhecimentos para introduzir os usuários a uma determinada tecnologia disponível.
No desenvolvimento da comunicação técnica, a informação é o componente mais valioso. Porém, comunicar e informar são tarefas diferentes e complementares na exposição de um conteúdo técnico. Enquanto a tarefa de comunicar está mais relacionada à transmissão de uma mensagem com o objetivo de torná-la comum e compreensível por um número considerável de pessoas, o ato de informar está mais voltado a instruir, a educar, a possibilitar uma formação. A transmissão de informações é, sem dúvida, uma forma de comunicação, porém subentende a transferência de dados importantes aos agentes da comunicação.
Para trabalhar com a informação, o profissional técnico necessita inicialmente acessar fontes de dados fidedignas e legais que possam originá-la. Para que esses dados tenham valor, é necessário que sejam organizados, transformados e apresentados de forma a oferecer um significado ou alguma orientação aos seus intérpretes. Essa transformação dos dados em informação útil pressupõe um trabalho intelectual árduo, pesquisas de evidências científicas e de legislações, de forma a produzir-se conteúdo efetivamente confiável.
Constituem manifestações de comunicação técnica, os catálogos, os manuais de procedimento os cadernos técnicos, dentre outros. Os manuais de procedimento são tutoriais que orientam condutas e ensinam como desenvolver atividades e procedimentos específicos, tais como uso adequado de produtos, instalação de equipamentos, política de organizações, administração de sistemas e solução de problemas. Os cadernos técnicos funcionam como guias com informações sobre contratações de produtos e serviços e oferecem orientações para o planejamento em saúde. O catálogo técnico trata mais especificamente da informação tecnológica, concebida para divulgar e aperfeiçoar produtos, métodos e processos produtivos. É uma informação que possibilita capacitação técnica, que permite a transformação de tecnologia em bem de consumo e serviços, facilitando o desenvolvimento tecnológico das sociedades.
Este número especial da Health Residencies Journal é dedicado à apresentação de catálogos, manuais e cadernos técnicos elaborados pelos Residentes do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem em Centro Cirúrgico em Rede da ESCS/FEPECS/SES/DF em conjunto com os seus preceptores.
Afinal, o Programa em tela, maior da categoria no âmbito da SES/DF, tem como missão construir, juntamente com a SES, os novos caminhos do SUS, com técnica, ciência, produção, colaboração e humildade, retribuindo à SES pelas oportunidades de treinamento em serviço através desses legados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.