Educação permanente como fortalecimento do Projeto Terapêutico Singular: relato de experiência

Autores

  • Railane do Carmo da Silva
  • Alcieros Martins da Paz
  • Carla Pinheiro Maciel

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v5i24.608

Palavras-chave:

Educação Permanente, Projeto Terapêutico Singular, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: relatar a experiência vivenciada pela residente junto aos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial. Método: atividade de Educação Permanente tendo como público os profissionais dos CAPS Infantil e II do município de Arcoverde. A sistematização ocorreu baseada nos referenciais de Educação Permanente, Reforma Psiquiátrica, Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Cuidado em Saúde. Resultados: no CAPSi abordou os aspectos: o que é e para que serve o PTS; possíveis momentos do PTS; e pontos a serem observados. E no CAPS II a elaboração do instrumento PTS e a sua apresentação. Conclusão: a partir da atividade realizada e das discussões desencadeadas, notou-se a necessidade de espaços permanentes e programados para oportunizar o processo formativo e a integração ensino e serviço nas práticas dos trabalhadores da saúde mental, ressaltando a importância na defesa da formação continuada de recursos humanos para o SUS e no SUS, e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial com práticas e serviços que substituam o paradigma manicomial.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-30

Como Citar

do Carmo da Silva, R., Martins da Paz, A., & Pinheiro Maciel, C. (2024). Educação permanente como fortalecimento do Projeto Terapêutico Singular: relato de experiência. Health Residencies Journal, 5(24). https://doi.org/10.51723/hrj.v5i24.608