O Uso de Ferramentas de Georreferenciamento e o Geoprocessamento durante o Processo de Territorialização na Região de Saúde Sudoeste do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i29.653Palavras-chave:
Georreferenciamento, Geoprocessamento, TerritorializaçãoResumo
Introdução: A territorialização é uma ferramenta que busca auxiliar a compreensão do território por parte da Atenção Primária à Saúde, desta forma, entendo melhor os processos saúde-doença da população permitindo a identificação de nós críticos, realização de diagnósticos e ações de intervenções para os problemas encontrados. O presente trabalho é um projeto de intervenção realizado no 1° ano de residência do programa GPPS/ESCS no ano de 2021. Objetivo: Utilizar tecnologias de geoprocessamento e georreferenciamento para suprir as necessidades da região de saúde Sudoeste no levantamento de informações de saúde que sustentasse a construção de um projeto de territorialização condizente com as necessidades da região. Método: Foi utilizado o arco de maguerez a partir da realidade observada identificando os problemas com a temática abordada, suas causas e suas prováveis soluções. Resultados: Foram elaboradas cartografias das áreas de abrangência das eSF da região, levantamento populacional por equipe através de cálculo de projeção populacional, cartografias de densidade demográfica por RA bem como cartografias de Índice de Vulnerabilidade em Saúde por RA, nova divisão de áreas de abrangência para o Recanto da Emas. Conclusão: Com a entrega dos materiais produzidos, a DIRAPS local passou a ter em mãos informações de saúde baseadas em dados oficiais para a suas tomadas de decisão. O percorrer do processo de trabalho evidenciou a necessidade de que os profissionais de saúde se aproximem das ferramentas de geoprocessamento e georreferenciamento para que o planejamento de seu território supra as necessidades de sua população.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antônio Carlos Carvalho de Jesus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.