Mortalidade por COVID-19 no Distrito Federal no primeiro ano da Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i29.666Palavras-chave:
COVID-19, MORTALIDADEResumo
Introdução: O conhecimento sobre o perfil de mortalidade por Covid-19, bem como os fatores epidemiológicos e socioeconômicos associados, é fundamental para planejamentos e avaliações em saúde. Objetivo: Avaliar o perfil dos óbitos por COVID19 da população do Distrito Federal no ano de 2020. Método: Foi realizado um estudo descritivo utilizando os dados secundários contidos na base de dados oficial do Sistema de informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Resultado: Ocorreram 3.100 óbitos por Covid-19 no Distrito Federal em 2020, correspondendo a 101,6 óbitos a cada 100.000 habitantes. A mortalidade aumentou conforme a faixa etária, sendo que 75,1% dos óbitos ocorreram em indivíduos a partir dos 60 anos. A proporção de óbitos entre indivíduos do sexo masculino foi um pouco maior, correspondendo a 58,9% dos casos. A maioria dos óbitos ocorreu nos meses de julho e agosto (47,7%). Conclusão: A COVID19 causou um aumento na mortalidade do Distrito Federal. Assim, a qualificação das informações dos óbitos ocorridos durante a pandemia e a análise de situação em saúde são fundamentais na proposição de ações e intervenções em saúde pública.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcia Cristina de Sousa Reis;, Delmason Soares Barbosa de Carvalho, Elaine Ramos de Moraes Rego, Manuela Emiliana Amorelli Chacel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.