Monitoramento de possíveis casos de COVID-19 em uma Gerência de Serviços de Saúde da Atenção Primária (GSAP) do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v2i10.94Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Infecções por coronavírus; Gestão em Saúde.Resumo
Introdução: A Covid-19 é uma doença infecciosa respiratória, causada pelo SARS-CoV-2. Essa doença surgiu na China e posteriormente houveram casos em todos os continentes, sendo declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Objetivo: descrever a implementação dos novos protocolos de enfrentamento à Covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do DF. Metodologia: Trata-se de estudo transversal das ações de monitoramento de usuários com suspeita de síndromes gripais com base no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde (APS). A pesquisa foi realizada com dados de 19 de março de 2020 a 11 de maio de 2020. Resultados: Foram feitos 194 atendimentos a usuários com sintomas relacionados à Covid-19 na GSAP. A maioria do sexo masculino (52%). A faixa etária mais atendida foi a de crianças de 0 a 10 anos (24,7%). A comorbidade mais prevalente foi a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) naqueles usuários que apresentavam alguma outra doença crônica. Não foi possível o contato telefônico em 48,5% dos atendidos. Conclusão: A implantação do Protocolo impactou de forma positiva no monitoramento de usuários com síndrome gripal que buscaram por atendimento na UBS. Foi identificada a necessidade de criação de outras estratégias para contatar usuários além de contato telefônico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.