“DançaDaMente”: as danças como promoção de saúde mental na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v5i24.1047Palavras-chave:
Adolescentes; Adolescência; Juventude; Dança; Terapia ocupacional; Filme; Vídeo educativo.Resumo
As danças são uma forma de arte que possibilita o ser humano expressar suas emoções, sentimentos e até mensagens e ideologias. A fase da adolescência é uma fase de transição do indivíduo para a fase adulta, que vem com muitas inseguranças, ansiedades e crises de identidade; e por isso, muitos recorrem às artes e cultura para construir e formar sua identidade social e também como ferramenta de so-cialização, consequentemente, promovendo saúde mental para esse público. Este trabalho teve como objetivo produzir um filme documentário para analisar como as danças podem fazer parte da promoção de saúde mental na adolescência tanto em um serviço de saúde mental, como nas ruas e comunidades.
Referências
Alves HC, De Oliveira NP, Chaves AD. “A gente quer mostrar nossa cara, mano”: hip hop na construção de identidade, conscientização e participação social de jovens em situação de vulnerabilidade social. Cad Ter Ocup UFSCar. 2016;24(1):39-52.
Cavalcanti A, Galvão C. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2014.
Da Silva ML, Gregorutti CC. Abordagens corporais: recurso transformador na formação do terapeuta ocupacional. Rev Ter Ocup Univ São Paulo.2014;25(2):135-141.
Oliveira IB da S, Araújo L da S. Paisagens acolhedoras em um tempo de sutilezas: Ressonâncias da dança em uma clínica corporal em saúde mental. Cad Ter Ocup UFSCar. 2013;21(3):575-582.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raphael Thabo Antoniassi Pereira de Oliveira, Wilson Dias da Costa, Grasielle Silveira Tavares, Matheus Rudo Antoniassi Pereira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.