Proposta de modelo para implementação da sistematização da assistência de enfermagem na unidade de hemodiálise do hospital público do Distrito Federal: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.247Palavras-chave:
Palavras chaves: Sistematização da assistência em enfermagem, Hemodiálise, enfermeiro.Resumo
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é um instrumento metodológico objetivado ao desenvolvimento do processo de enfermagem, oferece respaldo e bases científicas às ações de enfermagem, garante assistência segura e de qualidade ao paciente. O enfermeiro desempenha papel fundamental em sua implementação, que é obrigatória e prevista em lei, em toda unidade que aconteça ações de enfermagem. Diante disto, objetivou-se elaborar uma proposta de modelo de SAE, para possível implementação na unidade de Hemodiálise (HD), do Hospital Regional do GAMA. O procedimento metodológico aplicado para desenvolver esta iniciativa é descrita no formato de relato de experiência, através da observação do perfil dos pacientes e principais intercorrências durante as sessões de HD e elaboração de diagnósticos e intervenções de enfermagem, de acordo com o NANDA e de achados na literatura pertinentes ao tema. Como resultados obteve-se a elaboração de 17 diagnósticos de enfermagem prioritários para doente renal crônico (DRC) e 28 intervenções de acordo com a rotina clínica da unidade. Ao fim, apresentou-se o modelo para os enfermeiros e chefia da unidade, os quais apresentaram boa adesão à proposta e começaram a utiliza-lá em suas evoluções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joyce do Carmo Campos, Romário de Sousa Gonçalvez, Andrea Morais Texeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.