Paralisia periódica tireotóxica hipocalêmica com arritmia cardíaca: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.255Palavras-chave:
Paralisia periódica hipocalêmica tireotóxica; Tireotoxicose; Hipocalemia; Hipertireoidismo; BócioResumo
Objetivo: Descrever o quadro clínico de um paciente de 35 anos que apresentou paralisia periódica hipocalêmica por tireotoxicose, seguida de arritmia cardíaca em serviço de pronto socorro. O paciente não tinha diagnóstico prévio de hipertireoidismo. Relato do caso: Paciente masculino, 35 anos, sem diagnóstico prévio de hipertireoidismo, deu entrada no pronto atendimento com quadro de tetraparesia flácida. Após 5 horas da admissão evoluiu com piora súbita e de taquicardia supraventricular instável por hipocalemia. O quadro foi revertido e, um mês após o episódio, apresentou novo quadro de paresia em membros inferiores, quando foi diagnosticado com paralisia periódica hipocalêmica por tireotoxicose. Conclusão: A identificação rápida da paralisia periódica hipocalêmica tireotóxica é de fundamental importância, pois o paciente pode evoluir de forma desfavorável, com risco iminentede morte. A melhora ocorre após a correção da hipocalemia, que deve ser prontamente identificada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anamaria de Araujo Falcão Amaral, Bruno Beust Quint, Pedro Almeida Martins Pontes, Tania Renata Lopes Falcão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.