A atuação do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.326Palavras-chave:
enfermagem terapias complementares, medicina tradicional, terapia mente-corpoResumo
Objetivo: Identificar, por meio de busca na literatura nacional e internacional, quais as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) o enfermeiro está utilizando no cuidado, já que no Brasil o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), regulamenta como especialidade e/ou qualificação profissional em terapias alternativas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca deu-se nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e CINAHL. Resultados: A amostra final foi composta de 26 textos. Entre os 12 países nos quais foram publicados os estudos, os Estados Unidos da América e o Brasil se destacam em número de publicações. Discussões: Dentre as PICS encontradas, a Medicina tradicional chinesa (MTC) se destaca, entretanto, ainda há pouca exploração das 12 terapias aprovadas e reconhecidas pelo COFEN. Ademais, é necessário conhecimento suficiente para o exercício de qualquer cuidado de enfermagem e isto é inerente ao profissional que deve se aprimorar constantemente. Conclusão: A autonomia do enfermeiro vem sendo ampliada com respaldo do COFEN e comprovada, conforme estudos desta revisão que evidenciam enfermeiros utilizando as PICS. Porém, ainda há muito espaço a ser ocupado pela enfermagem o qual cada vez mais deve apoderar-se de conhecimentos elementares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Keren Nubia Leite Pereira, Margani Cadore Weis Maia, Rebeca Félix Cunha Guimarães, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.