Ansiedade de pacientes em pré-operatório imediato em um hospital público do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.338Palavras-chave:
Assistência perioperatória, ansiedade, depressão, enfermagemResumo
Introdução: A cirurgia é um momento delicado, um fato adventício que provoca uma transformação no estado emocional de cada pessoa, assim modificando o bem-estar, saúde e comportamento do indivíduo. Objetivos: Conhecer o nível de ansiedade dos pacientes em período pré-operatório em um Hospital Público da Rede Pública do Distrito Federal. Como objetivos específicos, identificar o perfil clínico do paciente em pré-operatório, classificar o nível de ansiedade segundo escala validada e relacionar o tipo do procedimento cirúrgico eletivo com o nível de ansiedade. Método: Trata-se de pesquisa descritiva, transversal, exploratória com abordagem, quantitativa. O estudo foi realizado em um Centro cirúrgico de um hospital público do Distrito Federal, no período de um mês (novembro de 2018). A coleta de dados foi realizada nas 24 horas que antecedem o procedimento cirúrgico através de um questionário confeccionado pela pesquisadora afim de atender aos objetivos deste trabalho. Cada entrevista teve duração de aproximadamente 40 minutos. Foram utilizados dois questionários: o primeiro refere-se à Sistematização da Assistência de Enfermagem (anexo A). O segundo questionário foi composto pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (Hospital Anxiety and Depression Scale – HADS).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geissy Beatriz Ferreira Dias, Ruth Silva Matos, Lauane Rocha Itacarambi, Alexandra Isabel de Amorim Lino, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Keila Monteiro de Araújo , Ana Paula Menezes Bosco, Bruno Leonardo Soares Nery, Carlos Sakr Khouri, Cinthya Marquês do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.