Análise dos fatores de risco para desenvolvimento da Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem de um centro cirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.376Palavras-chave:
Esgotamento profissional, síndrome de Burnout, equipe de enfermagem, centro cirúrgicoResumo
Introdução: O esgotamento profissional é oriundo de situações laborais que reflete de forma negativa em diversas áreas na vida cotidiana de um indivíduo, essa desordem serve como coleta de dados para o diagnóstico da Síndrome de Burnout através de análises dos sinais e sintomas. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, sendo uma a amostra constituída por 24 (vinte e quatro) profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos) e como resultado identificou-se quatro principais fatores relacionados. Discussão: a empatia foi citada como o principal fator para percepção no ambiente de trabalho sugerindo um fator de risco devido à alta pressão afetando diretamente no seu bem-estar. Conclusão: Faz-se necessário uma maior abordagem do tema em discussões acadêmicas e educação permanente na unidade buscando motivação e melhoria na qualidade laboral desses profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marco Antônio Simões Fonseca, Lauane Rocha Itacarambi, Alexandra Isabel de Amorim Lino, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Ruth Silva Matos, Keila Monteiro de Araújo, Amanda Stefany Silva Ramos, Caroline Almeida Felix, Helen Meirelles Barbosa, Gilberto Sabino da Silva, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Mariana da Silva Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.