Efetividade de um colchão modelável para posicionamento de pacientes acamados na prevenção de lesão por pressão
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.388Palavras-chave:
Enfermagem, Assistência, LesõesResumo
Objetivo: Investigar a efetividade de um colchão modelável para posicionamento de pacientes acamados na prevenção de lesão por pressão em um hospital de grande porte do Distrito Federal. Materiais e Método: O estudo apresenta um delineamento analítico observacional transversal, cujo os dados quantitativos foram avaliados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foi realizado um cálculo mediante a soma de observações por período um período de 24h e 48h, onde no período de 24h foram cumpridas 12 mudanças de decúbito. Para cada mudança, o percentual equivalente foi de 2,3%, onde o paciente apresentou Hiperemia não Reativa (E1) em 4 aferições de mudança de decúbito, equivalendo a 9,2%. Já o paciente 2 não apresentou alterações na pele, computando assim, 0% de ocorrência de lesões em todas as regiões eleitas para observação. Conclusão: Conclui-se que, dentro de 48h de uso e observação do colchão modelável em pacientes entubados e com risco para desenvolvimento lesão por pressão, surgiram lesões mínimas que logo foram revertidas. Logo, o colchão modelável obteve um efeito muito satisfatório na prevenção desse tipo de lesão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Magalhães Dantas, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Aline Carvalho Boaventura, Mário Henrique Bernardo de Oliveira, João Paulo de Oliveira Castro, Rodrigo Ferreira Silva, Letícia Santos Ribeiro Villela Silva Derré Torres, Anna Karoline Carvalho Sousa, Iara Gévila Lima da Silva, Renata Mendes Borges, Ruanna Lopes Ferreira, Thaise dos Reis Cruz Oliveira, Ruth Silva Matos, Lauane Rocha Itacarambi, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Roselaine Prota Baudson da Silva, Mikaelle Roane Modesto Tok, Erlley Moreira Crisostomo, Matheus Carolino de Carvalho, Marcely Feitosa do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.