Cirurgia metabólica/bariátrica para pacientes com diabetes tipo 2, terapia convencional, intervenções cirúrgicas, técnicas utilizadas, alterações hormonais e alimentares após o procedimento: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.453Palavras-chave:
Nutrição; Diabetes; Cirurgia Metabólica-bariátricaResumo
Introdução: Cirurgia metabólica-bariátrica é o método mais indicado para o controle glicêmico em pacientes diabéticos e obesos, além de perda de peso e melhorias metabólicas, as situações que justificam o procedimento são a redução da ingestão calórica e algumas alterações hormonais que interferem diretamente na saciedade e na secreção de insulina, esse procedimento altera o metabolismo da glicose independente da perda de peso conferindo efeitos benéficos sobre a glicemia por até 20 anos. Objetivo: O objetivo desta revisão é buscar na literatura informações que comprovem a eficácia da cirurgia metabólica/bariátrica para o pacientes obesos com diabetes melittus tipo 2, comparando terapia convencional com intervenção cirúrgica, técnicas cirúrgicas utilizadas, alterações hormonais e alimentares após o procedimento. Métodos: Para obter a literatura a respeito da cirurgia metabólica/bariátrica e o diabetes foram utilizadas bases de dados BVS, PUBMED, MEDLINE, EMBASE, ORCID e CINAHL sem distinção de idioma com data de publicação entre 2016 a 2021. Resultados: A busca nas bases de dados eletrônicas resultou em 558 artigos. Após todos os critérios de exclusão ficaram nessa revisão integrativa 13 artigos. Conclusão: A cirurgia metabólica-bariátrica trás benefícios superiores ao tratamento convencional para pacientes obesos e diabéticos, independente da técnica cirúrgica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mayara de Paiva Alves, Cristiane Vieira de Souza , Lílian Barros de Souza Moreira Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.