Saúde mental e violência: uma análise com adolescentes atendidos pelo programa de pesquisa, assistência e vigilância à violência
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.454Palavras-chave:
Exposição à Violência; Adolescentes; Serviços de Saúde MentalResumo
RESUMOIntrodução: A violência contra adolescentes resulta em lesão física, emocional, sexual e moral às vítimas. Ela pode ser compreendida como omissão dos pais e responsáveis, instituições e da sociedade em geral. Objetivo: Identificar os sinais e sintomas de sofrimento mental em adolescentes vítimas de violência sexual através do questionário Self Report questionnaire (SRQ 20); Descrever os principais sinais e sintomas de sofrimento mental em adolescentes vítima de violência sexual; promover reflexões no serviço oferecido pelo Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (CEPAV) Caliandra acerca do impacto da violência sexual na saúde mental dos adolescentes, possibilitando possíveis estratégias de cuidado. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, analítico, de abordagem metodológica quantitativa e descritiva, com participação de 19 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos, que sofreram violência sexual e que estão sendo acompanhados pelo CEPAV Caliandra. Resultados e discussão: Os principais sinais e sintomas apresentados estão relacionados a quadros ansiosos após a vivência de violência sexual como: dificuldade de sono, concentração, medo, tristeza, problemas estomacais e sensação de inutilidade. Todos os participantes são do sexo feminino com prevalência de idade de 16, 14 e 12 anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andressa Castro Bernardo Gomes, Tatiana Leonel da Silva Costa, Vanessa Ribeiro de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.