Relação da institucionalização com riscos de sofrimento psíquico e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor em bebês de 0 a 18 meses
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.606Palavras-chave:
Institucionalização; sofrimento psíquico; desenvolvimento.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a existência de risco de sofrimento psíquico e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor em bebês de 0 a 18 meses de idade, abrigados em instituições de acolhimento do Distrito Federal, além de relacionar o risco de sofrimento psíquico com atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor. Tratou-se de um estudo descritivo transversal de abordagem quanti-qualitativa, realizado com 6 bebês, utilizando como instrumentos, o teste de triagem Denver II e o IRDI. Os resultados demonstram que 83,3% da amostra apresentaram risco de sofrimento psíquico e 50% apresentaram atraso no desenvolvimento, e em sua totalidade os bebês com atraso no desenvolvimento, também apresentaram risco de sofrimento psíquico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marianne Gonçalves de Oliveira, Andressa Castro Bernardo Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.