Memórias de uma nutricionista residente em um Núcleo Ampliado de Saúde da Família no contexto de pandemia na APS
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i18.640Palavras-chave:
Assistência à Saúde, Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Pandemia de Covid-19, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivo: relatar a vivência de uma nutricionista residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade em um Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica no contexto de pandemia na Atenção Primária à Saúde. Método: relato de experiência. Informações coletadas em fontes oficiais e registros da vivência da autora. Resultados: a vivência no cenário propiciou – oferta de uma carteira de serviços eNASF-AB; elaboração de uma agenda mensal de açõese processos de trabalhos; acolhimento à demanda espontânea e escuta qualificada; reuniões de eNASF-AB; reuniões de matriciamento; apoio a vacinação da COVID-19, telemonitoramento da COVID-19; atividade coletiva; atendimentos individuais específicos e compartilhados; atendimento domiciliar compartilhado e específico e educação permanente. Conclusão: o período no programa de residência permite que os residentes se qualifiquem, por meio de um campo prático e reflexivo, e assumam uma conduta de caráter mais humanizada e abrangente, a partir do compartilhamento efetivo dos conhecimentos específicos de cada área e a participação nas atividades de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia Alves Corrêa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.