Assistance hospital as a training scenario for the multiprofessional residency: challenges, weaknesses and suggestions

Authors

  • Ana Maria Pedroso de Campos Neta
  • Maria Aparecida de Oliveira Freitas
  • Nildo Alves Batista

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v5i24.745

Keywords:

Internship and Residency, Non-Medical Internship, Public Hospital, Professional Education, Brazilian Unified Health System

Abstract

Objective: this article aims to undert and the perceptions of managers, local coordinators and preceptors about the weaknesses and challenges encountered in the implementation of Multiprofessional Health Residency Programs in care hospital, and raises suggestions for their improvement. Methodology: a qualitative, cross-sectional, exploratory and descriptive approach was adopted. The research was carried out in three public hospitas in the city of São Paulo and 17 professionals took part. The programs analyzed were intensive care and urgent/emergency care. A semi-strutured interview was the instrument used to collect the data. Analysis of content modality thematic was used. Results: there were two thematic nuclei: the weaknesses of the programs and suggestions for their improvement. The weaknesses were: a hospital organization not designed for the teaching, and the lack of personnel prepared for teaching. In addition, the interviewees received suggestion for improving the programs. Conclusion: the need for prior planning for the installation of a PRMS is relevant when dealing with a hospital organization not designed for teaching.

References

Feuerwerker LCM, Cecílio LCO. O hospital e a formação em saúde: desafios atuais. Ciênc. saúde coletiva. 2007;12(4):965-971. [acesso em: 27 fev 2024]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/GTVTDR4xXB4nMJsmYJYRfYR/?format=pdf&lang=pt

Uzuelli FHP, Costa ACD, Guedes B, Sabiá CF, Batista SRR. Reforma da Atenção Hospitalar para modelo de saúde baseada em valor e especialidades multifocais. Ciênc. saúde colet. 2019;24(6):2147-2154. [acesso em: 11 dez 2022]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/vNJpsbFSqzDgSLVdsspQgdv/?format=pdf&lang=pt

São Paulo (Município). Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Coordenação de Gestão de Pessoas. Núcleo de Informação de Gestão de Pessoas. Relatório de progresso do sistema de informações de recursos humanos – SISRH. 2014. [acesso em: 25 nov 2022]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/cgp/NIGEP/boletim%20informativo%20portal/outubro.pdf

Brasil. Lei n. 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. 20 set 1990.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado; 1988.

Lima JO. Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde. [Dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2009.

Schott M. Articulação ensino-serviço: estratégia para formação e educação permanente em saúde. REFACS (online) 2018; 6(2):264-268.

Kuabara CTM, Sales PRS, Marin MJS, Tonhom SFR. Integração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura. REME – Rev. Min. de Enferm. 2014;18(1):195-201.

Christiny RL. Residência multiprofissional em saúde: a integração ensino-serviço no processo formativo. [Dissertação]. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina; 2018.

Ramos AS, Búrigo AC, Carneiro C, Duarte CC, Kreutz JA, Ruela HCG. Residências em Saúde: encontros multiprofissionais, sentidos multidimensionais. In: Ministério da Saúde (Br). Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. [internet] Brasília: Ministério da Saúde, 2006. p. 375-90 [acesso em: 22 set 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf

Freire Filho JR, Silva CBG. Educação e prática interprofissional no SUS: o que se tem e o que está previsto na política nacional de saúde. In: Toassi RFC, organizadora. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos. 1.ed. Porto Alegre: Rede Unida; 2017 (Série Vivência em Educação na Saúde). p.28-39. [acesso em: 25 nov 2022]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324028785_Interprofissionalidade_e_formacao_na_saude_onde_estamos

Ceccim RB. Interprofissionalidade e experiências de aprendizagem: inovações no cenário brasileiro. In: Toassi RFC, organizadora. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos. 1.ed. Porto Alegre: Rede Unida; 2017 (Série Vivência em Educação na Saúde). p.49-67. [acesso em: 25 nov 2022]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/183991

Ministério da Educação (Brasil). Portaria interministerial MEC/MS nº 1.077/2009. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde, e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, Diário Oficial da União. 12 nov 2009.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, 2012. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Seção 1 p. 59, 13 jun 2013.

Shikasho L. Os Programas de Residência e a Integralidade da Atenção: um estudo sobre a micropolítica do trabalho e da formação em saúde. [Dissertação]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora; 2013.

Cruz LM. Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade: percepção dos profissionais do serviço no Município de Palmas/Tocantins. [Dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2013.

Pazdziora RIZ, Rocha CMF, De Andrade SC, Mendes MFDM. A residência multiprofissional em saúde: desafios e possibilidades. SC [Internet]. 5 de agosto de 2014 [acesso em: 25 de abr de 2024];2(01). Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/3291

Pazdiziora RIZ. Residência Multiprofissional em Saúde: desafios e possibilidades. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2013; [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/76076/000892993.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Milanesi R. Preceptoria na Residência Multiprofissional em Saúde: vivência do ser preceptor na ênfase de atenção ao paciente crítico. [Dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; 2016; [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://repositorio.ufcspa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/531/4/%5bDISSERTA%c3%87%c3%83O%5d%20Milanesi%2c%20Rafaela.pdf

Souza CSM. Residência multiprofissional em saúde no Amazonas: a perspectiva do núcleo estruturante. 2012 [Dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2012; [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/bitstream/handle/11600/22736/Tese-13929.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Soares VL, Menezes LBA, Silva IJS, Carvalho OS. Uso de narrativas na construção da aprendizagem de si e do outro. In: Ceccim RB, Menezes LBA, Soares VL, Pereira AJ, Menezes JR, Rocha RCS, Alvarenga JPO. Formação de formadores para residências em saúde: corpo docente-assistencial em experiencia viva [acesso em: 19 fev 2019]. Porto Alegre: Rede Unida; 2018. p. 147-159. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/formacao-de-formadores-para-residencias-em-saude-corpo-docente-assistencial-em-experiencia-viva-pdf

Dallegrave D, Ceccim RB. Residências em Saúde: o que há nas produções de teses e dissertações? Interface (Botucatu) [periódico na internet]. 2013; [acesso em: 28 nov 2022];17(47):759-76. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v17n47/aop4113.pdf

Fajardo AP. Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde: ensinar, atender e (re) construir as instituições-escola na saúde. [Tese]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2011; [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em:

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32308/000785431.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Cavalcanti IL, Sant’Ana JMB. A preceptoria em um programa de residência multiprofissional em oncologia: carências e dificuldades. Rev. Eletrônica Gestão & Saúde [periódico na internet]. 2014; [acesso em: 28 nov 2022];5(3):1045-1054. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/486/463

Steinbach M. Preceptoria na Residência multiprofissional em saúde: Saberes do Ensino e do Serviço. [Dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2015. [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/157306/336648.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Aguiar AC. Reflexões e perspectivas sobre a formação especializada em saúde a partir da pesquisa “Preceptoria em Programas de Residência no Brasil e na Espanha: Ensino-Pesquisa e Gestão”. In: Aguiar AC organizadora. Preceptoria em programas de residência: ensino, pesquisa e gestão. [livro online] [acesso em: 28 nov 2022]. Rio de Janeiro: CEPESC Editora; 2017. p.184-207. Disponível em: https://preceptores.icict.fiocruz.br/livro-preceptoria-em-programas-de-residencia.pdf

Antunes JM, Daher DV, Ferrari MFM. Preceptoria como lócus de aprendizagem e de coprodução de conhecimento. Rev. Enferm. UFPE, [periódico na Internet]. 2017. [acesso em: 13 jan 2019];11(10):3741. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22612/24273

Ferreira SR. Residência Integrada em Saúde: uma modalidade de ensino em serviço. [Dissertação]. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2007. [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12419/000626144.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Autonomo FRO, Hortale VG, Santos GB, Botti SHO. A Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária-Análise das Publicações Brasileiras. Rev. bras. educ. med. [periódico na Internet]. 2015; [acessado 28 nov. 2022];39(2):315-327. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/DwMD7XfdCV5JLh9xkGpFWCD/?lang=pt

Araujo TAM, Vasconcelos ACCP, Pessoa TRRF, Forte FDS. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface (Botucatu), [periódico na Internet]. 2017 [acesso em: 28 nov 2022];21(62):601-613. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0295

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução MEC/SESU/CNRMS no 7, de 13 de novembro de 2014. Regulamenta os processos de avaliação, supervisão e regulação de programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Diário Oficial da União, n. 222, Seção 1, p. 12-13, de 17 nov de 2014.

SILVA LC. Residência multiprofissional no contexto do Sistema Único de Saúde: perspectivas e contradições. Revista Libertas, Juiz de Fora, v.17, n.1, p. 109-132, jan. a jul. / 2017. [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18487/9660

Brasil. Ministério da Educação. Resolução MEC/SESU/CNRM nº 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre as Diretrizes Gerais para programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. Diário Oficial da União. N73 Seção 1 p. 24-25, de 16 abr 2012.

Ribeiro KRB. Residências em saúde: saberes do preceptor no processo ensino-aprendizagem [Tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2015. [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/158877/337081.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Armemann CT. Educação permanente em saúde no contexto da residência multiprofissional: estudo apreciativo crítico [Tese]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. [acesso em: 28 nov 2022]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/171034/001053647.pdf?sequence=1&isAllowed=y

São Paulo (Município). Decreto no 58.502, de 09 de novembro de 2018. Dispõe sobre a atividade de educação institucional no âmbito da Administração Pública Municipal. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, p. 01, 2018.

Silva LC, Brotto ME. Residência multiprofissional em saúde e Serviço social: dilemas na formação e trabalho profissional. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ [periódico na Internet]. 2016 [acesso em: 10 mar 2019];37(14):126-149. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/25396/18360

Published

2024-05-30

How to Cite

Pedroso de Campos Neta, A. M., de Oliveira Freitas, M. A., & Alves Batista, N. . (2024). Assistance hospital as a training scenario for the multiprofessional residency: challenges, weaknesses and suggestions. Health Residencies Journal, 5(24). https://doi.org/10.51723/hrj.v5i24.745