Atividades Profissionais do Especialista (APEs) para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia: construindo pontes no processo avaliativo
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v4i20.860Palavras-chave:
Atividades de capacitação. Aprendizagem prática. Currículo. Residência médica. OftalmologiaResumo
Atividades Profissionais do Especialista (APEs) são uma excelente ferramenta avaliativadentro dos diferentes cenários e atividades no ensino acadêmico. Por serem unidades de prática profissional que constituem o fazer diário dos clínicos, as APEs representam metas claras a serem alcançadas durante a residência médica. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta de elaboração e validação de APEs clínico/cirúrgicas no contexto da residência médica em Oftalmologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A partir da Matriz de Competências para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia foram elaboradas seis APEs, sendo duas relacionadas a competências básicas (que envolvem o domínio de anamnese e exame físico oftalmológico) e quatro competências e habilidades a nível cirúrgico básico: tratamento de pequenas lesões córneo-conjuntivais, tratamento do estrabismo horizontal, tratamento da dermatocálase, trabeculectomia e facectomia. Dez preceptores de residência médica de Oftalmologia externos a SES-DF participaram do teste-piloto e 12 preceptores de residência médica de Oftalmologia da SES-DF integraram o grupo amostral no processo de validação e construção participativa e democrática das APEs. As opiniões foram coletadas por meio de questionário on-line. Após a etapa de validação os preceptores foram convidados a participar de um workshoppara atualização e aprofundamento quantoa Matriz de Competências em Oftalmologia, os princípios de desenvolvimento e finalidades das APEs além de outros instrumentos avaliativos no contexto da residência médica. As APEs desenvolvidas podem colaborar para o aprimoramento do projeto pedagógico da residência médica em Oftalmologia sendo uma ferramenta objetiva de mensuração da aprendizagem e feedback aos alunos.
Referências
Cate O ten. Guia Atualizado sobre Atividades Profissionais Confiáveis (APCs). Rev Bras Educ Med. 2019;43(1 suppl 1):712–20.
Carraccio C, Wolfsthal SD, Englander R, Ferentz K, Martin C. Shifting paradigms: From flexner to competencies. Acad Med. 2002;77(5):361–7.
Rodrigues C de CS, Dias RB, Toledo Junior AC. Construção de consenso Delphi das competências otorrinolaringológicas preconizadas ao egresso de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2021;45(3):1–9.
Ten Cate O, Taylor DR. The recommended description of an entrustable professional activity: AMEE Guide No. 140. Med Teach [Internet]. 2021;43(10):1106–14. Available from: https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1838465
Coll R. Entrustable Professional Activity Guide : Otolaryngology – Head and Neck Surgery. 2017;
Physicians RC of. Rough Guide to Implementation Medical Ophthalmology curriculum. 2022;(Abril).
Superior M da ES de E. Resolução CNRM número 60, de 20 de dezembro de 2021 [Internet]. 60 2021 p. 705. Available from: Users/joseivanildodiasjunior/Downloads/RESOLUCAO_CNRM_N__60__DE_20_DE_DEZEMBRO_DE_2021___RESOLUCAO_CNRM_N__60__DE_20_DE_DEZEMBRO_DE_2021___DOU___Imprensa_Nacional__1_ (1).pdf
Escola Superior de Ciências da Saúde. Regimento Interno da Escola Superior de Ciências da Saúde. 417 Brasília; 2018.
Iqbal MZ, Al-Eraky MM, AlSheikh MH. Designing Entrustable Professional Activities for Training Health Professional Educators: a Review of Current Practices. Med Sci Educ. 2018;28(4):797–802.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Tessari Dias Rohr, Fabrício Tadeu Borges, Vanessa Dalva Guimarães Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.