A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.124Palavras-chave:
Atenção Primária de Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Modelos de saúde. Educação em saúde. Cordel.Resumo
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com trabalhadores da Atenção Primária de Saúde (APS), no momento de conversão do modelo biomédico/tradicional para o modelo de base comunitária (Estratégias de Saúde da Família – ESF). Realizou-se rodas de conversas para sensibilização dos trabalhadores que tinham o processo de trabalho pautado no modelo biomédico, com o objetivo de introdução da concepção da ESF. A metodologia utilizada para produção das informações foi entrevista semiestruturadas e gravação por um gravador de voz dos encontros, analisada pela técnica teórica-reflexiva. Utilizou-se como material educativo o cordel, um recurso que além de facilitar o desenvolvimento da temática ainda proporcionou aos participantes e facilitadores um espaço para a dialética. possibilitou maior envolvimento dos participantes com as temáticas trabalhadas, construção de vínculos, identificação com as problemáticas apresentadas e principalmente produção de afeto entres os implicados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.