Coping: estratégias de enfrentamento de profissionais da saúde atuantes na assistência durante o contexto de combate à pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v2i12.157Palavras-chave:
Coping; estratégias de enfrentamento; profissionais da saúde; saúde mentalResumo
A pandemia da COVID-19 tem causado impactos em diversas áreas da sociedade brasileira principalmente no que diz respeito ao SUS que precisou de adaptações para combater de maneira eficiente o novo coronavírus. Nesse contexto de exigências e mudanças constantes, os profissionais de saúde foram afetados tanto fisicamente, devido à possibilidade de contaminação e jornadas exaustivas de trabalho, como também psicologicamente, com a manifestação de sintomas como ansiedade, medo, estresse e depressão. Essa pesquisa teve caráter quantitativo com o objetivo de levantar informações a respeito das estratégias individuais que são utilizadas para adaptação e superação de contextos estressantes e adversos, processo também conhecido como coping. A amostra foi constituída por 22 profissionais de saúde (5 da enfermagem, 4 da fisioterapia, 5 da nutrição e 8 da psicologia) que estão ou estiveram atuando dentro do fluxograma assistencial descrito no Plano de Contingência do Distrito Federal para o combate a pandemia da COVID-19. Realizou-se a aplicação do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus adaptado para o português, utilizando uma plataforma online de formulários. Os resultados demonstraram que a estratégia mais utilizada pelos profissionais foi “reavaliação positiva” (18%), seguida de “suporte social” (16%), “autocontrole” (15%), “resolução de problemas” (14%), “fuga-esquiva” (12%), “afastamento” (9%), “confronto” (9%) e a estratégia menos utilizada foi “aceitação de responsabilidade” (7%). Embora existam algumas diferenças relacionadas à utilização das estratégias ao comparar as profissões, é possível observar que elas convergem no sentido de um enfrentamento mais positivo e consciente diante deste contexto.
Palavras-chave: Coping; estratégias de enfrentamento; profissionais da saúde; saúde mental
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eder Santos Sousa, Aline Hisako Vicente Hidaka
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.