Conflitos ético-morais na assistência de enfermagem no período perioperatório
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.317Palavras-chave:
Ética, Período Perioperatório, Enfermagem, Centro CirúrgicoResumo
Objetivo: identificar os principais conflitos éticos-morais na prática de enfermagem em centro cirúrgico de um hospital público do Distrito Federal. Método: pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa, realizada com profissionais do centro cirúrgico. Foi criado um instrumento de coleta composto por questões sociodemográficas e questões abertas onde tratamos dos impasses éticos e a respectiva conduta profissional diante da vivência dos mesmos – as entrevistas foram audiogravadas em tempo máximo de 15 minutos. Resultados e discussão: participaram 10 profissionais, todas do sexo feminino, concursadas. A nuvem de palavras evidenciou a palavra ‘conflito’ como a mais falada entre as entrevistadas, que por fim gerou a criação de 4 categorias temáticas. Conclusão: O estudo demonstrou que os enfermeiros e técnicos de enfermagem convivem diariamente com diversos conflitos éticos-morais que provocam medos e angústias. Concluímos que são necessárias mudanças de postura da equipe de saúde e sejam incorporadas na formação ética dos profissionais, apoiadas em referenciais teóricos metodológicos da bioética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Idna Amorim Araújo, Maria Marta Santos de Souza, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Vanessa da Silva Ferreira, Marcelo Moreira Corgozinho, Érika Vanessa Silva Oliveira, Vitor Francisco Brandão, Liliane Travassos Cavalcanti de Souza, Fernanda Pereira de Oliveira, Kathiane Magalhães Mendes, Fernando de Melo Barbosa Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.