Principais causas de suspensão de cirurgias eletivas em um hospital público de grande porte do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.380Palavras-chave:
Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios, Enfermagem perioperatória, ComunicaçãoResumo
Objetivo: O estudo tem como principal objetivo identificar as principais causas de suspensão de cirurgias eletivas e a especialidade cirúrgica em que mais ocorreu, em um hospital público do Distrito Federal. Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo, a partir de informações secundárias coletadas em dados extraídos dos registros de procedimentos cirúrgicos anotados em formulário próprio do CC e também em prontuários de pacientes cuja cirurgias foram suspensas, no período de janeiro a dezembro de 2016. Resultados: Foram identificadas um total de 577 (19,16%) cirurgias suspensas. A faixa etária com maior frequência foi de adultos. O motivo de suspensão que apresentou maior frequência no estudo foi “o paciente não internou”. Conclusão: Espera-se que os resultados desse estudo, proporcionem a realização de intervenções, no hospital estudado que previnam, minimizem ou extingam os motivos que possam resultar na suspensão de cirurgias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anna Karoline Carvalho Sousa, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Glayson Carlos Miranda Verner, Lauane Rocha Itacarambi, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Ruth Silva Matos, Cinthya Marques do Nascimento, Amanda Stefany Silva Ramos, Priscila de Matos Bastos Oliveira, Luciene de Moraes Lacort Natividade, Mirce Meire Gonçalves de Sousa Wilk, Marcelo Moreira Corgozinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.