O protagonismo na infância: participação no cotidiano de crianças com atraso no desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.481Palavras-chave:
Infância; Participação; Protagonismo; Desenvolvimento infantil.Resumo
Esta pesquisa discute sobre o protagonismo enquanto envolvimento nas atividades cotidianas de crianças com atraso no desenvolvimento infantil. Destinaram-se como objetivos pesquisar sobre o protagonismo e participação de crianças com atraso no desenvolvimento infantil e entender como se estabelece a relação cuidador-criança no dia a dia e investigar quais os possíveis obstáculos para o envolvimento da criança nas atividades do cotidiano. Esse estudo possuiu caráter qualitativo que utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada a qual foi empregada com 9 cuidadores de crianças atendidas por profissionais do Centro Especializado em Reabilitação II de Taguatinga-DF. Como resultado foi observado que os cuidadores demonstraram, em sua maioria, comprometimento em oportunizar a participação e reconhecer as crianças como protagonistas no cotidiano. No entanto, fatores relacionados ao atraso no desenvolvimento foram apontados como barreiras no desempenho e envolvimento das crianças em atividades do cotidiano como a comunicação, aspectos emocionais e interação social.
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Copyright (c) 2022 Danyelle Souza Martins, Caroline de Oliveira Alves, Tatiana Assis Moura Lourenço
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