O protagonismo na infância: participação no cotidiano de crianças com atraso no desenvolvimento

Autores

  • Danyelle Souza Martins Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Caroline de Oliveira Alves SEE/DF
  • Tatiana Assis Moura Lourenço SES/DF

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.481

Palavras-chave:

Infância; Participação; Protagonismo; Desenvolvimento infantil.

Resumo

Esta pesquisa discute sobre o protagonismo enquanto envolvimento nas atividades cotidianas de crianças com atraso no desenvolvimento infantil. Destinaram-se como objetivos pesquisar sobre o protagonismo e participação de crianças com atraso no desenvolvimento infantil e entender como se estabelece a relação cuidador-criança no dia a dia e investigar quais os possíveis obstáculos para o envolvimento da criança nas atividades do cotidiano. Esse estudo possuiu caráter qualitativo que utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada a qual foi empregada com 9 cuidadores de crianças atendidas por profissionais do Centro Especializado em Reabilitação II de Taguatinga-DF. Como resultado foi observado que os cuidadores demonstraram, em sua maioria, comprometimento em oportunizar a participação e reconhecer as crianças como protagonistas no cotidiano. No entanto, fatores relacionados ao atraso no desenvolvimento foram apontados como barreiras no desempenho e envolvimento das crianças em atividades do cotidiano como a comunicação, aspectos emocionais e interação social.

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Publicado

2022-07-12

Como Citar

Souza Martins, D., de Oliveira Alves, C. ., & Assis Moura Lourenço, T. . (2022). O protagonismo na infância: participação no cotidiano de crianças com atraso no desenvolvimento. Health Residencies Journal - HRJ, 3(16), 118–137. https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.481