Práticas Educativas em Ações de Saúde: Relato de Experiência no Contexto de uma Unidade Básica de Saúde no Norte Bahiano
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v6i29.663Palavras-chave:
Atividade física, Educação em saúde, Hábitos alimentaresResumo
Introdução: A educação em saúde utiliza estratégias para o cuidado do indivíduo na sociedade. Através das tecnologias leves, é possível utilizar recursos para a melhoria da qualidade de vida da população (GONÇALVES, 2020). Objetivo: Retratar práticas educativas desenvolvidas na residência multiprofissional. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre ações assistenciais no programa de residência em Juazeiro, no mês de dezembro de 2021, na Unidade Básica de Saúde. Foram quatro encontros com as mulheres hipertensão e/ou diabetes, com ação voltadas para testagem de IST´S, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, temperatura e peso, roda de conversa sobre boas práticas alimentares e Hanseníase. Na oportunidade, durante os encontros, foram ofertadas práticas de atividades corporais. Resultados: Participaram ativamente das atividades cerca de 15 mulheres, entre 30 a 76 anos. Na abordagem sobre IST`S houve aconselhamento pré-teste, todos negativos. Percebeu-se um cuidado com as comorbidades descritas e a prática de hábitos alimentares saudáveis e sua influência na fisiologia do corpo humano. Todas foram instruídas sobre a hanseníase e sua descrição clínica. Conclusão: Diante disso, o uso das ações educativas em saúde vem proporcionando, valores significativos à qualidade de vida na sociedade.
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