SAD: Serviço de apoio à saúde mental dos graduandos e residentes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v5i22.978Palavras-chave:
Saúde mental, Serviços de saúde mental, Educação médicaResumo
Introdução: o sofrimento psíquico de estudantes de Medicina recebe atenção devido à alta prevalência de transtornos mentais nessa população. Assim, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) implementou o Serviço de Apoio ao Discente (SAD), que é um espaço de acolhimento e escuta para os graduandos e residentes da instituição. O serviço identifica possíveis dificuldades relacionadas à saúde mental, realizando intervenções pontuais e encaminhando o estudante, quando necessário. Objetivos: este estudo buscou conhecer o perfil clínico e demográfico e as características do atendimento de graduandos de Medicina atendidos pelo SAD de junho de 2019 a dezembro de 2022, a fim de permitir o aperfeiçoamento desse serviço. Resultados: foram analisados 118 prontuários de estudantes. A principal forma de acesso foi a demanda espontânea (57,6%), ficando em segundo lugar o encaminhamento por colegas de curso ou por docentes/preceptores (24,6%), que identificaram a necessidade de um acompanhamento em saúde mental. O encaminhamento para psiquiatria e/ou psicoterapia foi o desfecho de 64 dos 118 atendimentos. Conclusão: conclui-se que o SAD cumpre seu objetivo de ser um serviço de porta aberta à medida que presta atendimento a todos os graduandos, residentes e corpo docente que buscam por ajuda. Apesar do encaminhamento para acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico desvinculado da ESCS ser o principal desfecho dos atendimentos, o SAD não dispõe de um serviço de referência para o direcionamento e acompa- nhamento adequado do estudante.
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