O uso do Mapa Conceitual no aprendizado em saúde pelas Residências Multiprofissionais: revisão sistemática

Autores

  • Ludmilla Pinto Guiotti Cintra Abreu
  • Dayanne Gomes Santos do Carmo
  • Vanessa Teles Felinto Mello
  • Caroline Soares Menezes
  • Janice Cardoso Silva
  • Guilherme Pacheco Modesto
  • Glécia Virgolino da Silva Luz

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v4i18.771

Palavras-chave:

Mapa conceitual, Aprendizagem em saúde, Residência Multiprofissional

Resumo

As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) propõem a formação profissional proativa, autônoma e com implementações positivas na assistência. O Mapa Conceitual (MC) promove a aprendizagem significativa relacionando conceitos abrangentes e seletivos, facilitando a sequenciação hierarquizada dos conteúdos, e oferecendo estímulos adequados. Portanto o objetivo desta Revisão Sistemática (RS) é analisar se o MC favorece o aprendizado significativo nas RMS. Metodologia: RS delineada com PRISMA P-2015, aceita no PROSPERO, estruturada com estudos dos últimos 5 anos, das bases: CINAHL, LILACS, EMBASE, Web Of Science, SCOPUS, PubMed/MEDLINE, SciELO, BVS, EPOC, EDUC@, Edubase, OECDEducation, ERIC, PSYCINFO e GOOGLE SCHOLAR. Resultados: foram 12 estudos elegíveis, 75% observacionais, 80% favoráveis ao MC como estratégia de aprendizagem, 50% para reflexão/pensamento crítico, e 67% conduzidos no ensino superior. O GRADE aponta forte recomendação em 50% dos desfechos analisados. Conclusão: o MC favorece a aprendizagem significativa em saúde e o processo avaliativo, estimulando proatividade, autonomia e o pensamento crítico.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Pinto Guiotti Cintra Abreu, L., Gomes Santos do Carmo, D. ., Teles Felinto Mello, V. ., Soares Menezes, C. ., Cardoso Silva, J. ., Pacheco Modesto, G. ., & Virgolino da Silva Luz, G. . (2023). O uso do Mapa Conceitual no aprendizado em saúde pelas Residências Multiprofissionais: revisão sistemática . Health Residencies Journal, 4(18). https://doi.org/10.51723/hrj.v4i18.771