O uso do Mapa Conceitual no aprendizado em saúde pelas Residências Multiprofissionais: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v4i18.771Palavras-chave:
Mapa conceitual, Aprendizagem em saúde, Residência MultiprofissionalResumo
As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) propõem a formação profissional proativa, autônoma e com implementações positivas na assistência. O Mapa Conceitual (MC) promove a aprendizagem significativa relacionando conceitos abrangentes e seletivos, facilitando a sequenciação hierarquizada dos conteúdos, e oferecendo estímulos adequados. Portanto o objetivo desta Revisão Sistemática (RS) é analisar se o MC favorece o aprendizado significativo nas RMS. Metodologia: RS delineada com PRISMA P-2015, aceita no PROSPERO, estruturada com estudos dos últimos 5 anos, das bases: CINAHL, LILACS, EMBASE, Web Of Science, SCOPUS, PubMed/MEDLINE, SciELO, BVS, EPOC, EDUC@, Edubase, OECDEducation, ERIC, PSYCINFO e GOOGLE SCHOLAR. Resultados: foram 12 estudos elegíveis, 75% observacionais, 80% favoráveis ao MC como estratégia de aprendizagem, 50% para reflexão/pensamento crítico, e 67% conduzidos no ensino superior. O GRADE aponta forte recomendação em 50% dos desfechos analisados. Conclusão: o MC favorece a aprendizagem significativa em saúde e o processo avaliativo, estimulando proatividade, autonomia e o pensamento crítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ludmilla Pinto Guiotti Cintra Abreu, Dayanne Gomes Santos do Carmo, Vanessa Teles Felinto Mello, Caroline Soares Menezes, Janice Cardoso Silva, Guilherme Pacheco Modesto, Glécia Virgolino da Silva Luz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.