NASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentes

Autores

  • Marisa de Fatima Ferreira
  • Dayane Santos Borges

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v5i23.759

Palavras-chave:

Adolescentes, Atenção primária à Saúde, Sistema único de saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma residente do programa de Saúde da Família e Comunidade na ação do projeto NASF nas escolas abordando aspectos relativos ao desenvolvimento humano, gestão das emoções, educação sexual, prevenção de ISTs e gravidez na adolescência como ação estratégica de promoção e prevenção de saúde com foco em estudantes adolescentes de duas escolas da região administrativa da Fercal. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência referente à ação realizada pela equipe NASF Caliandra do período de junho à novembro de 2022 por meio de rodas de conversas com estudantes adolescentes. Resultados: foram identificados desafios na realização e continuidade da ação no tocante ao fluxo dos adolescentes e a não importância dos mesmos, bem como em relação aos espaços predeterminados e o não envolvimento das escolas. Conclusões: constatou-se importante o fortalecimento de estratégias conjuntas entre saúde e educação para enfrentamento de dificuldades no processo comportamental que influencia no ensino-aprendizagem e/ou no desenvolvimento de habilidades socioemocionais por questões diversas.

Referências

Gomes ACL. Judicialização do Direito à Saúde. Piauí. Dissertação de Mestrado em Direito Constitucional– Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa; 2021.

Oliveira PA. Relações de trabalho e qualificação profissional dos trabalhadores técnicos em enfermagem que atuam no Centro Cirúrgico: o caso de um hospital federal do município do Rio. Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Educação profissional em Saúde – Fundação Oswaldo Cruz; 2021.

Felipe JS. A construção do Sistema Único de Saúde: Narrativa de um sujeito em ação. Brasília. Tese de Doutorado em Saúde Coletiva – Universidade de Brasília; 2021.

Brasil, Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.

Maia MAC, Santos JS, Machado GAB, Andrade RD. Entrelaços: Teoria e Prática na Atenção Primária à Saúde. 1ª edição. São José dos Pinhais. Brazilian Jornals, 2021.

Santana SL. Produção Científica acerca das principais situações de urgência e emergência na atenção primária à saúde. Goiânia. Dissertação para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem – Pontifícia Universidade Católica, 2022.

Damasceno RF, Silva PLN. Competência cultural na Atenção Primária: algumas considerações. J Manag Prim Health Care, 2018;9:e11.

Gama GAP, Lourenço RF, Coelho VAA, Campos CG, Guimarães DA. Os profissionais da Atenção Primária à Saúde diante das Demandas de Saúde Mental: perspectivas e desafios. Interface, Botucatu. 2021;25: e200438.

Monteiro PN, Picoli RP, Souza GRM. Escopo de práticas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF): perspectiva dos profissionais do Nasf e da Estratégia Saúde da Família. Brazilian Journal of Development, Curitiba, jun. 2021. v.7, n.6, p. 55005-55023.

Silva RA. Evidências sobre os Núcleos Ampliados de Saúde da Família: recomendações sobre os problemas da neoseletividade induzida pelo Previne Brasil. São Paulo. Dissertação de Mestrado em Ciências da Saúde – Universidade de São Paulo, 2022.

Silva DJR, Amorim MCB, Silva TTCD, Santos SEL, Silva VN, Viana SO. Desafio da Atuação do Fisioterapeuta no NASF AB: Uma Revisão da Literatura. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, Salvador, v.2, n.e10144, p.1-14, 2021.95

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes do NASF: Nucleo de Apoio a Saúde da Família. Caderno de Atenção Básica, n.17. Brasília, 2010.

Figueiredo ML. Educação Sexual e Reprodutiva para Adolescentes na Atenção Primária: uma Revisão Narrativa. Ensaios e Ciênc., v. 24, n. 1, p. 82-87, 2020.

Silva RF, Engstrom EM. Atenção integral à saúde do adolescente pela Atenção Primária à Saúde no território brasileiro: uma revisão integrativa. Interface. 24(Supl. 1): e190548, 2020.

Silva MW da, Franco ECD, Gadelha AKOA, Costa CC, Sousa CF de. Adolescência e Saúde: significados atribuídos por adolescentes. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e27510212482, 2021.

Distrito Federal. Governo do Distrito Federal. Região Administrativa da Fercal. Brasília, 2022. Acesso em: nov. 2022. Disponível em: https://www.fercal.df.gov.br/category/sobre-a-ra/conheca-a-ra/

Savegnago SDO, Arpini DM. Olhares de mães de grupos populares sobre a educação sexual de filhos adolescentes. Estud.pesqui.psicol., Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 08-29, 2018.

Michelotti MC, Zamberlan. Metodologia ativa para orientação sexual de escolares: Nota prévia. Educação Saúde e Tecnologia. XXV Simpósio de Ensino Pesquisa e extensão, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.48195/sepe2021-030

Fernandes GAE, Gomes MMF, Sousa BS, Maraes VRFS. Postos de Trabalho ocupados fisioterapeutas: uma menor demanda para a atenção básica. Ciência & Saúde Coletiva, 27(6):2175-2186, 2022.

Neves JVVS, Carvalho LA, Carvalho MA, Silva ETC, Alves MLTS, Silveira MF et.al. Uso de álcool, conflitos familiares e supervisão parental entre estudantes do ensino médio. Ciência & Saúde Coletiva, 26(10):4761- 4768, 2021.

Teixeira LA, Freitas RJM, Moura NA, Monteiro ARM. Necessidades de saúde mental de adolescentes e os cuidados de enfermagem: revisão integrativa. Texto & Contexto Enfermagem, v. 29: e20180424, 2020.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Ferreira, M. de F. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ., & Borges, D. S. (2024). NASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentes. Health Residencies Journal - HRJ, 5(23). https://doi.org/10.51723/hrj.v5i23.759